back to top
InícioSAÚDE9ª Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus reúne população e especialistas para...
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

9ª Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus reúne população e especialistas para construção do novo Plano

O objetivo é debater propostas e construir de forma democrática o novo Plano Municipal de Saúde

Com o tema “Mais saúde, mais respeito e mais dignidade humana”, a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus foi oficialmente aberta na noite desta sexta-feira (25), reunindo ampla participação popular, representantes do controle social, trabalhadores da saúde, gestores e autoridades, como o prefeito Valderico Junior. O evento acontece no município com o objetivo de debater propostas e construir, de forma democrática, o novo Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2026–2029.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jacks Rodrigues, celebrou a expressiva adesão do público e ressaltou a importância da união entre os diversos segmentos da sociedade em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Foi realmente uma abertura maravilhosa, com a presença de trabalhadores, usuários e importantes palestrantes, como Ana Karina e Francisco José, que são conselheiros estaduais. Tivemos também a participação de secretários municipais e da promotora de Justiça, Alicia Passegi. Essa integração entre Prefeitura, Ministério Público e controle social é essencial para o fortalecimento do SUS”, destacou Jacks.

As atividades seguem neste sábado (26), com discussões em torno de cinco eixos temáticos. O objetivo é coletar ideias e propostas para garantir um sistema de saúde mais eficaz, equitativo e acessível para toda a população.

Veja Também  Agentes de endemias intensificam ações contra dengue em aldeia indígena

Coordenador da conferência, Felipe Adame também enfatizou o papel estratégico do evento. “A conferência é o momento em que a gestão pública se comunica diretamente com os prestadores de serviço, com os usuários do SUS e também com os trabalhadores da saúde. É uma oportunidade em que toda a comunidade é ouvida para traçarmos os novos eixos de atuação para os próximos anos. É um espaço de escuta, construção coletiva e compromisso com uma saúde pública mais eficiente e acessível”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, reforçou a proposta da gestão em transformar o modelo de atenção à saúde no município por meio de uma construção participativa e inclusiva. “É extremamente importante esse momento, porque neste sábado vamos propor, de fato, uma nova política de saúde para Ilhéus. Serão discutidos cinco eixos fundamentais que se entrelaçam com um objetivo comum: transformar a forma de fazer saúde no nosso município. Queremos uma saúde acolhedora, digna, equânime, integral e universal”, pontuou.

Sonilda destacou ainda que a participação popular legitima o plano de saúde que está sendo construído. “Esperamos que a população participe ativamente, pois isso fortalece a proposta da gestão do prefeito Valderico Junior e da vice-prefeita Wanessa Gedeon, voltada para dignificar a vida das pessoas. Como diz o tema da conferência: Mais saúde, mais respeito e mais dignidade humana”, concluiu.

A conferência também contou com a presença de representantes de movimentos sociais, como Noêmia Neves, coordenadora da Frente Falciforme do Interior da Bahia, que reforçou a importância do envolvimento cidadão nos debates sobre políticas públicas. “Ainda sentimos falta de uma maior participação da população de forma geral. A responsabilidade de definir as ações do governo e as políticas públicas que atendam às nossas necessidades é nossa também. Como cidadãos e como integrantes de movimentos sociais, temos o dever de fortalecer essas discussões”, declarou.

Veja Também  Ilhéus Intensifica Mobilização no Dia D de Vacinação contra a Poliomielite

Giucelia Oliveira, agente de combate às endemias, também participou do evento e defendeu o engajamento contínuo da sociedade no debate sobre o SUS. “Discutir saúde é essencial e deve acontecer em todos os espaços. Precisamos tratar do papel do controle social e dos planos públicos, como o Plano Plurianual. Esse é um dever de todos nós”, afirmou.Para Giucelia, o momento é determinante: “Não deve ser um evento isolado. Precisamos dar continuidade a essas discussões no nosso cotidiano. Só assim construiremos uma saúde pública mais forte e representativa”.

Com a presença de mais de 230 participantes entre usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço, a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus reafirma o compromisso com a democracia participativa e com a busca por uma saúde pública digna, eficiente e acessível para todos.

Fotos: Nadson Carvalho / SucomPor ASCOM SESAU

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES
spot_img

aconteceu

MAIS VISTOS