InícioBAHIALavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião em Ilhéus | 18...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião em Ilhéus | 18 de janeiro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Entrar no Grupo do Whatsapp - 73 9 9868-0000

Tradicional evento do calendário turístico da cidade, a Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião aconteceu nesta quinta-feira (18), no Centro Histórico de Ilhéus. O ato antecede a comemoração do padroeiro dos estivadores e marca um momento de fé, união e respeito. Os festejos se caracterizam pelo sincretismo religioso e mistura de elementos sagrados e profanos.

Vídeo Institucional da Prefeitura de Ilhéus @ 2024

A lavagem será realizada no mesmo dia em que desembarca o navio Costa Diadema no Porto do Malhado. A festa começa às 8h, com concentração na sede do Sindicato dos Estivadores, localizada na Avenida Dois de Julho. O cortejo sairá às 9h, percorrendo as principais ruas do Centro, rumo à Catedral de São Sebastião.

Na cadência dos tambores, as baianas caracterizadas com suas batas brancas, grandes saias, turbantes nos cabelos e seus fios de conta carregarão jarros com água de cheiro e as vassouras para o ritual da lavagem das escadarias, sob a percussão dos blocos afro ilheenses, acompanhadas de turistas e comunidade, todos juntos na mesma sintonia.

Imágens Aéreas por @Brunoarauj0 @RafaelHenriquets @vw.produções

“Um momento importante, porque promove o respeito à diversidade religiosa e cultural, além de marcar a programação de verão do município”, destacou Geraldo Magela, titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Tradição – O evento é realizado pelo Sindicato dos Estivadores, Prefeitura, Conselho Municipal de Cultura e Movimento Cultural Povos de Terreiros de Ilhéus. O cortejo da lavagem acontece desde a primeira metade do século XX, reunindo fiéis católicos e das religiões de matriz africana. Como manda a tradição, um carro pipa no final da festa refrescará os presentes, aliviando o calor.

Veja Também  Marão apresenta pré-projeto do Novo Mercado Municipal de Ilhéus

A lavagem antecede a comemoração do dia de São Sebastião, celebrado em 20 de janeiro.

Caso você seja dono de alguma dessas fotos de nossa galera! Entre em contato conosco para darmos os devidos créditos em sua foto ou vídeo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS