back to top
InícioPROJETO ILHÉUS 500 ANOSGUIA TURÍSTICO DE ILHÉUSContrastando o passado e o presente: A beleza perdida da Av. Soares...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Contrastando o passado e o presente: A beleza perdida da Av. Soares Lopes em Ilhéus

Duas imagens, datadas de 1961 e circulando agora em grupos de WhatsApp, lançam luz sobre uma realidade dolorosa: a transformação da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, ao longo das décadas. Na primeira foto, capturada do alto, testemunhamos a simplicidade e a beleza serena do passado, contrastando vividamente com a segunda imagem, que revela o atual estado de abandono e descuido da área.

Av. Soares Lopes 1961 - Praia da Catedral em Ilhéus
Av. Soares Lopes 1961 – Praia da Catedral em Ilhéus

O mar, outrora afastado, agora avança impiedosamente sobre o passeio interno da via, uma triste consequência do assoreamento provocado pela construção do Espigão do Porto de Malhado. O cenário próximo à Catedral de São Sebastião, onde o Outeiro de São Sebastião se ergue como um símbolo histórico da cidade, também não escapa à decadência, evidenciando o descaso com o patrimônio local.

Diante desse quadro desolador, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Sr. Paulo Carqueija, levanta sua voz em busca de soluções. Em uma medida simples, ele solicita ao Governo Municipal a criação de acessos à Praia da Avenida, outrora um ponto de encontro vibrante e agora relegado ao esquecimento. A vegetação descontrolada toma conta da areia, transformando o que antes era um destino turístico em uma zona urbana abandonada.

Veja Também  Ilhéus tem Carnaval Cultural com segurança nas praias

Estas imagens são mais do que um registro do passado; são um lembrete doloroso da falta de interesse político em revitalizar e manter as estruturas turísticas de Ilhéus. O potencial de lazer e convivência que a Praia da Avenida poderia oferecer aos moradores e visitantes é desperdiçado pela inércia das autoridades, enquanto a natureza sofre com o descaso e a negligência.

Palavras-Chave: Ilhéus, Avenida Soares Lopes, praia, turismo, descaso, políticas públicas, revitalização, meio ambiente, patrimônio histórico, Paulo Carqueija.

#Ilhéus #AvenidaSoaresLopes #Turismo #Descaso #Revitalização #MeioAmbiente #PatrimônioHistórico #PauloCarqueija #Praia #PolíticasPúblicas

15 COMENTÁRIOS

  1. Realmente ,deveriam investir mais no turismo,estive em Ilhéus,passei 10 dias, e notei a cidade abandonada.

    Luiz Marnho,hoje moro em Belo Horizonte.

    • CIDADE ACABADA
      MUITO BOLA
      MUITA PONTA
      MUITO ESQUEMA MILHÕES PRA ELEGER A MULHER
      MILHÕES PEA BANCO O FUNCIONALISMO DA PREFEITURA TANTO AUMENTO A SERVIDOR SEM PRECISÃO.
      TUDO PRA OLHAR O LADO DELE E GARANTIR OS INTERESSES PRÓPRIOS.

  2. Conheço muitas pessoas que foram a Ilhéus recentemente e a opinião é uma só,ou seja , que a cidade está largada , entregue mesmo as intempéries do tempo, um absurdo o desleixo com esta cidade rica que é tão rica em natureza , história, cultura e tradições.

  3. Eu não sou morador de Ilhéus e também nunca estive na cidade.A minha pergunta é a seguinte:qual é a porcentagem de saneamento básico de Ilhéus. Por exemplo,a cidade tem esgoto encanado?

  4. O distrito de salobrinho onde está uma das mais nobres faculdades é uma vergonha falta até lanchonete e restaurante não tem nada e o pouco que resta é tudo muito caro tirando a ponte do rui Costa não tem nenhuma novidade na cidade que tem as melhores praias da ba.

  5. Sou ilheense e fico chocada cada vez que retorno à Ilhéus… Sujeira, descaso administrativo, ruas imundas, calçadas esburacadas, a cidade toda pintada com várias cores: ponte do Pontal, muro de contenção da ladeira do Hosp. São José, parecendo bandeirolas de São João, o Grupo General Osório em plena Prça Castro Alves, abandonado, prestes a desabar.
    Uma lástima! Uma vergonha!

  6. Amo essa cidade, nasci aqui. Entristeço por ver tanto potencial tão maltratado! As praias do Sul cada vez mais descaracterizadas, cadê os coqueiros?! Cada vez menos sombra e árvores frondosas que poderiam estar fazendo a beleza do lugar. Graças a Deus, a retirada das amendoeiras da Soares Lopes foi barrada por movimento da sociedade civil, senão estaria ainda pior!
    Os bolsões ao redor do caminho da ponte nova, continuam passando a ideia de secura e abandono, o que aliás, se vê na cidade toda.
    A cidade com tanta história, mas sem memória preservada. A prefeitura onde “há um museu?!!!” é a imagem do abandono, o General Osório vão deixar cair, a Praca Coronel Pessoa, antes linda, parece um feirão com construções horrorosas , um “beco do mijo”, e algumas construções que não sei se seriam destinadas a canteiros ou a mausoléus até hoje! Não falando do casarão da esquina, lindo , mas que parece que vai cair também.
    O muro do cemitério pintado com aquelas cores, até hoje não entendi se com intenção de fazer uma festa de largo para os defuntos dançarem ao som do Olodum!
    Os meios fios , canteiros, postes e até coqueiros e bancos de cimento quebrados ,são pintados com amarelo e vermelho, numa declaração aberta de extremo mau gosto e maus tratos!
    A obra do canal do Malhado cuja inauguração se deu há mais de ano, até hoje está por ser concluída! 😬😬
    Só quem tira os carros e barracas no estilo “cacete armado” da Praia do Cristo, sem infraestrutura nenhuma, é a maré cheia ou tiro no local!
    A drenagem feita na obra do novo passeio do calçadão parece não ter servido pra nada, tudo continua alagando.
    Aliás, tudo do o que tem sido feito, parece com tempo marcado para que logo se acabe, o que talvez justifique novos gastos, à exemplo dos pontos de ônibus feitos já no governo Marão e agora, novamente no governo Marão, sendo feitos . Os construídos primeiro , eram horrorosos e visivelmente frágeis,viu?! O que fica próximo a saída da rua 13 de maio para a Lomanto Júnior, não sei nem se levou 3 meses com aquela cobertura! E o pior, mesmo depois que
    a cobertura se foi, pintavam as laterais de cimento. Só Deus na causa!
    Desculpe- me quem projetou os novos pontos, mas me parece que nunca precisou esperar ônibus . Vai sentar no sol no metal quente???? Aquela cobertura protege realmente alguém da chuva, sol ou vento??? 😵‍💫😵‍💫
    Nada funciona até o fim, temos que fazer vakinha para pagar os exames de ultrassonografia das funcionárias, porque se esperarem , podem morrer com os miomas… Pior quando se tem que fazer vakinha duas vezes, porque a regulação demora tanto pra marcar a cirurgia, que os exames vencem! Escolas iniciam as aulas sem merenda e sem professores em sala de aula.
    As fotos tiradas de cima, da zona sul da cidade, chamam a atenção para a falta do verde nos passeios e entre os prédios. Enfim, enfim, enfim…
    Hoje, me sinto ressabiada, quando amigos e parentes de fora me dizem que querem vir para cidade. Já vou sinalizando:
    “Olha , Ilhéus continua tendo uma extensão maravilhosa de praias com areia branca e fininha, banhos de mar e rio maravilhosos! Hoje, tem uma rede maior com bons restaurantes, barzinhos e pousadas; geograficamente, continua linda, mas é preciso fechar os olhos para os maus tratos nas ruas, praças, passeios, prédios histórico, ruas esburacadas e aspecto de abandono e mau gosto!

  7. Sou filha da Terrinha e fico chocada com a situação da cidade e de forma especial com a avenida Soares Lopes que hoje é desoladora, são hectares de mato já defendidos como vegetação nativa e que subtrai de forma absurda os ilheenses e turistas de aproveitarem uma praia belíssima, central, de banho espetacular. Ilhéus precisa despertar e ser adaptada ao novo panorama de forma positiva, sem tanta subtração e sem esconder o mar. Esse espaço pode ser transformado num parque fantástico com centro de esportes, lazer e cultura singular. Acorda Ilhéus!

  8. CIDADE ACABADA
    MUITA BOLA
    MUITA PONTA
    MUITO ESQUEMA MILHÕES PRA ELEGER A MULHER
    MILHÕES PEA BANCAR O FUNCIONALISMO DA PREFEITURA TANTO AUMENTO A SERVIDOR SEM PRECISÃO.
    TUDO PRA OLHAR O LADO DELE E GARANTIR OS INTERESSES PRÓPRIOS.

  9. Lamentável a situação atual de Ilhéus. Triste ver uma Cidade conhecida pelo mundo a fora, pela Beleza Natural, Rica Região Cacaueira, História… enfim, péssima Administração. A Reforma do canal aberto no Malhado sentido central de abastecimento, um transtorno pra o comerciante, pra o pessoal da Zona Rural, um verdadeiro descaso com o morador. Pq Zona Sul o prefeito não deixa obras paradas…. lógico, mora lá. Não quer nem saber da dificuldade do OUTRO. Cretino. Nunca votei nele, essa culpa n levo.

  10. Sugestão de revitalização:

    * Construção de um pier com quiosques, aproximando assim a praia da orla.
    Em contra partida, trazer investidores para um shopping center na área… Ou um Park Aquático… Enfim fim…

  11. Estive em Ilhéus agora em Fevereiro Fiz pesquisa sobre e resolvi ir pq é uma região histórica.E por conhecer td o Nordeste quis ir conhecer Ilhéus e Itacaré. A minha impressão foi muito ruim.Não tem via costeira , e a beirada da praia nos quiosques td velho e nada agradável.Achei a comida na praia muito cara..Me parece q a cidade se desenvolve em desordem de ruas e acessos. O hotel Aldeia da praia muito legal.O moço que nos conduziu p os passeios da agência de turismo , falou q será feita uma via costeira , daí uma possibilidade de melhoria.Tambem achei q Itacaré seria outra coisa , muita propaganda somente.Uma capital maravilhosa q quase nem está nas rotas turísticas é Aracaju q me surpreendeu, uma linda costeira iluminada , segura c ciclovia.Muitas opções de hotéis e passeios.Espero q Ilhéus evolua.Inegável é a exploração de construções q infelizmente estragam o meio ambiente .Mas acontece no país inteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS