back to top
InícioCARNAVALDia de Iemanjá | 2 de fevereiro | Vídeo do cortejo da...
spot_img
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Dia de Iemanjá | 2 de fevereiro | Vídeo do cortejo da Deusa do Mar em Ilhéus

🌊🌺 Festejo de Iemanjá: uma celebração encantadora na orla de Ilhéus! 🌺🌊

Neste dia 2 de fevereiro, a Av. Litorânea Norte em Ilhéus se encheu de cores, música e fé para comemorar o dia de Iemanjá. Próximo à estátua da Deusa do Mar, na Praia do Marciano, no Malhado, foi montado um cenário único para explorar a fantasia folclórica da Bahia.

Tradição integrada ao calendário turístico e cultural de Ilhéus, a Festa de Iemanjá reuniu centenas de devotos na Praia do Cristo, Avenida Litorânea Norte, Maramata e Colônia Z-19, na última sexta-feira (2). Na Litorânea, além da parte religiosa, o evento contou com shows das bandas Samba de Treita, Raneychas, Tony Canabrava, Pegada do Samba e Top Gan.

Marcando presença nos pontos de festividade, o prefeito Mário Alexandre destacou que a manifestação religiosa é uma das mais importantes da Bahia e mantém viva a identidade cultural da comunidade. “A nossa cidade está recheada de eventos e nada melhor do que resgatar essas grandes festas populares. É gratificante ver o resultado do trabalho que vem sendo realizado em prol do bem-estar do nosso povo”.

O evento contou com uma magnífica procissão afro, onde líderes religiosos e seguidores contemplaram a grandiosidade da Bahia de Todos os Santos. A energia contagiante e a devoção dos participantes foram marcantes, envolvendo a todos em um clima de respeito, amor e celebração.

As manifestações culturais presentes no festejo de Iemanjá são uma das riquezas do nosso país. A cada ano, a festa se torna mais grandiosa e envolvente, refletindo a diversidade e a tradição que fortalecem nossa identidade.

Veja Também  Ilhéus recebe novo Investimento: Prefeito Mário Alexandre anuncia chegada do MIX Mateus

A Festa de Iemanjá alerta sobre a consciência ambiental dos devotos quanto aos presentes colocados nos balaios, a exemplo de flores e perfumes para o menor impacto ao meio ambiente. “Que Iemanjá leve tudo que for negativo e traga paz e saúde para todos nós”, disse a aposentada Ana Célia de Oliveira.

A programação incluiu salva de fogos, festa religiosa, com práticas dos banhos de água de cheiro, de pipoca e milho branco, momento em que os adeptos apresentam as oferendas. No período da tarde foi realizada a procissão marítima com o cortejo das embarcações para a entrega dos balaios.

Ao explorar a fantasia folclórica da Bahia, somos transportados para um universo mágico, onde cores vibrantes, músicas contagiantes e danças no ritmo dos atabaques nos envolvem em uma atmosfera de encanto e espiritualidade.

Nossos agradecimentos a todos os envolvidos na organização desse evento magnífico, que nos permite vivenciar a fé e a cultura de forma tão intensa. É através desses encontros que fortalecemos nossas raízes e enriquecemos nossa alma.

Se você também se encantou com os festejos do dia de Iemanjá em Ilhéus, compartilhe suas fotos e memórias usando as hashtags: #IemanjáIlhéus #FestejoBahia #CulturaAfro #IdentidadeCultural #BahiaDeTodosOsSantos. Vamos juntos celebrar a diversidade e disseminar o amor e a harmonia que permeiam nossa cultura. 🙏🌺🌊

A Prefeitura de Ilhéus disponibilizou a estrutura necessária para os festejos. Na Litorânea, a organização do evento foi dos terreiros Ilê Axé Ballomi, de Pai Toninho, Sultão das Matas, de Mãe Cíntia, e do professor Emerson Silva,. A fiscalização ficou a cargo da Sutram, Guarda Civil Municipal e das secretarias de Cultura, Turismo, Serviços Urbanos, Saúde e Ordem Pública, com apoio da Marinha do Brasil e Polícia Militar.

Veja Também  O Carnaval Cultural em Ilhéus acontece entre os dias 09 e 13 de fevereiro

Festejos – Maior manifestação religiosa pública do candomblé na Bahia, a Festa de Iemanjá é aguardada pela população local e pelos turistas de diversas partes do Brasil. Também conhecida como “Rainha do Mar”, Iemanjá é considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.

FestejoDeIemanjá #Ilhéus #AvLitorânea #DeusDoMar #Malhado #PraiaDoMarciano #Fé #Cultura #Tradição #Encanto #Espiritualidade #Identidade #Amor #Harmonia #Brasil #CulturaPopular

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS