back to top
InícioPROJETO ILHÉUS 500 ANOSGUIA TURÍSTICO DE ILHÉUSDescubra a História Viva no Palácio do Paranaguá em Ilhéus
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Descubra a História Viva no Palácio do Paranaguá em Ilhéus

Seja bem-vindo ao Palácio do Paranaguá, um tesouro histórico situado em Ilhéus, Bahia, que conta a fascinante história da região desde a época do Brasil-império. Este prédio majestoso é uma homenagem ao Marquês de Paranaguá, João Lustosa da Cunha Paranaguá, presidente da província da Bahia, que, em 1881, elevou a Vila de São Jorge dos Ilhéus à categoria de cidade.

Uma Jornada no Tempo

Tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, o Palácio do Paranaguá é um símbolo da opulência que caracterizou a região durante a era do cacau. Em estilo neoclássico, é uma das construções mais significativas do interior do estado, construído entre 1898 e 1907, e inaugurado em 22 de dezembro de 1907.

Do Colégio Jesuíta ao Museu da Capitania de Ilhéus

O terreno escolhido para o palácio tem raízes profundas, sendo o local de um antigo colégio construído pelos jesuítas, conhecido como “Casa Nossa Senhora do Socorro”. Inicialmente destinado a ser a sede da intendência municipal, o palácio passou por diversas fases, servindo como uma das sedes da administração municipal até a década de 2010, quando se transformou no incrível Museu da Capitania de Ilhéus.

Veja Também  Beneficiários do Bolsa Família devem fazer o acompanhamento de pesagem e vacinação em Ilhéus

Museu da Capitania de Ilhéus: Uma Janela para o Passado

Desde sua criação planejada em 2013 e efetivamente realizada em 2017, o Museu da Capitania de Ilhéus, abrigado no Palácio do Paranaguá, é um tesouro de documentos, móveis e objetos históricos. O acervo apresenta a rica história de Ilhéus desde os tempos das capitanias, incluindo material educativo sobre o ciclo histórico do cacau na cidade. Destaca-se a exposição “Ilhéus – Rumo aos 500 Anos”, lançada em 2020, que oferece uma visão única da formação histórica da cidade.

Um Polo de Cultura e Turismo

Além de sua riqueza histórica, o Museu desempenha um papel fundamental no fomento ao turismo do Centro Histórico de Ilhéus. Sua presença contribui para a formação de uma rede de museus em cidades turísticas na Bahia, conectando passado e presente de maneira única.

Venha Viver a História em Ilhéus!

Explore as raízes históricas de Ilhéus no Palácio do Paranaguá e no Museu da Capitania de Ilhéus. De documentos centenários a exposições modernas, cada visita é uma viagem no tempo. Não perca a oportunidade de mergulhar na rica história dessa cidade encantadora.

Principais Palavras-Chave:

Veja Também  INCIDENTE DE FURTO NO BAIRRO TERESÓPOLIS EM ILHÉUS

#Hastags: #IlhéusHistórica #PalácioParanaguá #MuseuIlhéus #TurismoBahia #CacauCultura #CentroHistórico

1 COMENTÁRIO

  1. Um prédio belíssimo, que orgulha a todos os ilheenses. Mas a manutenção e conservação do palácio tem deixado a desejar. Há várias vidraças quebradas e muita infiltração. Nossa história merece mais respeito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS