Na manhã desta segunda-feira, representantes da SEMA, Neoenergia (Coelba), SEINFRA, SECSURB, Instituto Nossa Ilhéus, além dos vereadores Odailson Pequeno e Adilson, estiveram reunidos com o grupo Ilhéus Sem Apagão, reforçando a importância da integração entre poder público, sociedade civil e concessionárias de energia. O foco do encontro foi alinhar estratégias para garantir o livramento de rede elétrica sem comprometer o patrimônio arbóreo da cidade, promovendo uma arborização urbana planejada e ações conjuntas em benefício da população ilheense.


A iniciativa é fruto da articulação iniciada em 7 de abril por Odailson Pequeno e Leila Borges, com apoio de Alcides Kruschewsky. Hoje, o grupo Ilhéus Sem Apagão já conta com mais de 80 membros ativos, entre representantes do turismo, comércio, associações de moradores, imprensa e órgãos públicos. A proposta é que a Coelba financie, em parceria com o poder público e a academia, um Plano de Arborização para Ilhéus, com base em dados georreferenciados já disponíveis, fruto de uma colaboração entre a UFSB e o município.

Como encaminhamento prático, será criado um grupo de WhatsApp interinstitucional reunindo Coelba, SEMA, SEINFRA, SECSURB e vereadores, garantindo transparência, comunicação eficaz e ações coordenadas. Um dos grandes diferenciais discutidos foi o uso da base de dados arbórea para desenvolvimento de uma plataforma inteligente, proposta que poderá ser trabalhada por estudantes durante a Semana de Inovação de Ilhéus, fomentando tecnologia e cidadania.