Passeio à Aldeia Taba Jairy conta com apoio da Prefeitura e destaca a cultura indígena no turismo local
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, promoveu neste domingo (20), uma atividade de etnoturismo na Aldeia Taba Jairy, localizada em Olivença. A ação integrou a programação oficial do Festival Internacional do Chocolate e Cacau 2025.
A iniciativa faz parte da estratégia de roteirização turística desenvolvida pela gestão municipal, com foco na valorização do etnoturismo como instrumento de desenvolvimento regional, geração de emprego e renda, além do fortalecimento do fluxo turístico sustentável.

O passeio contou com a participação de visitantes do festival, influenciadores digitais e representantes do setor. Entre os presentes, destacou-se a chef argentina Mariana Corbetta, que grava um programa internacional sobre cultura, gastronomia de origem e técnicas ancestrais. Durante a visita à aldeia, Mariana conheceu práticas tradicionais do povo Tupinambá, integrando a experiência ao seu roteiro gastronômico por diferentes continentes.
Também participaram da atividade, Socorro Mendonça e Ingrid Oliveira, representando o Conselho Municipal de Turismo (Comtur); Evelin Gomes, do Sebrae; além de membros da (ACGPTI) Associação de Guias e Promotores de Turismo de Ilhéus.

O roteiro incluiu uma roda de conversa com lideranças locais, caminhada pela Trilha da Piaçava, banho no Rio Jairy, oficina de arco e flecha, exposição de artesanato, degustação de chás e demonstrações do uso de trajes típicos. Todas as atividades foram conduzidas pela própria comunidade Tupinambá, destacando aspectos culturais, históricos e ambientais do território.
A inclusão do etnoturismo na programação do festival reforça a presença e a importância dos povos originários na construção da identidade local, promovendo o intercâmbio de saberes e fortalecendo a relação entre cultura, turismo e sustentabilidade em Ilhéus.