O objetivo é ampliar o acesso da população a serviços essenciais de saúde
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar na terça-feira, dia 29 de julho, uma Ação Integrada do Departamento de Vigilância a Saúde dás 9h às 16h, em frente à Câmara de Vereadores na Praça J J Seabra, centro de Ilhéus. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços essenciais de saúde, com foco na prevenção, orientação e cuidado coletivo.
Durante a ação, serão oferecidos gratuitamente diversos serviços à população, incluindo:
• Vacinação contra a Influenza – disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade;
• Testagem rápida com aconselhamento;
• Distribuição de preservativos;
• Ações educativas do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase.
O evento contará com a participação ativa de alunos das Faculdades de Ilhéus, Madre Thaís e Uniasselvi, especialmente no apoio às ações dos programas de Tuberculose e Hanseníase, reforçando a importância da integração entre o poder público e as instituições de ensino na promoção da saúde.

“Vamos estar juntos e unidos participando dessa ação, que é mais uma iniciativa importante para levar saúde, informação e cuidado à população”, destacou a Secretária Municipal de Saúde, Sonilda Mello.
A secretária de Saúde, Sonilda Mello, ressaltou a importância da imunização contra a gripe (influenza), especialmente neste período do inverno. “Estamos reforçando a prevenção contra doenças graves, como a síndrome respiratória aguda grave. A vacina é a melhor forma de proteção”, afirmou.
Além da vacinação, os profissionais de saúde também vão orientar a comunidade sobre os principais sinais e sintomas da hanseníase e da tuberculose, como manchas na pele com perda de sensibilidade e tosse persistente por mais de quatro semanas. “Vamos estar sensibilizando a comunidade para que ela fique atenta aos sinais e busque ajuda médica o quanto antes”, completou Sonilda.
A ação ainda busca atender pessoas que, por conta da rotina de trabalho, não conseguem comparecer às unidades de saúde durante a semana. “Muitas pessoas não têm tempo de ir ao posto. Com essa ação no centro da cidade e em horário acessível, conseguimos facilitar o acesso, inclusive para comerciários, que podem aproveitar o horário de almoço”, explicou a gestora.
Por ASCOM SESAU