back to top
spot_img
spot_img

Estande Leia Bahia, de professoras escritoras, é um diferencial da Bienal do Livro Bahia 2026

Transformar caminhos solitários em trajetórias compartilhadas é a filosofia que move o Coletivo Leia Bahia — formado por professoras escritoras, aposentadas e da ativa, da Rede Estadual de Educação da Bahia —, que mostrará toda a força de sua união e expressão literária na Bienal do Livro Bahia 2026, de 15 a 21 de abril, no Centro de Convenções Salvador. O Estande Leia Bahia (ASA A – C52) será vitrine da produção de 17 escritoras, mostrando que é possível transformar a educação pela força da palavra e inspirar jovens a ler, escrever e publicar.

A programação inclui o lançamento de 21 novos títulos e a exposição de mais de 60 obras em diversos gêneros: da literatura infantojuvenil à poesia, passando pela literatura negra, contos, crônicas e pesquisa científica. Também haverá bate-papos com escritoras e instituições como o Conselho Estadual de Educação (CEE) e a Secretaria da Educação (SEC), rodas de conversa, contação de histórias, vivências lúdico-literárias e saraus. Além disso, sorteios, brindes e descontos especiais para professores e estudantes ampliam o acesso ao livro, criando experiências significativas com a leitura e a escrita e reafirmando o poder da cultura baiana.

“Acredito muito na força do coletivo. É um importante espaço de troca de experiências, vivências e formativo. Juntas, podemos construir possibilidades e oportunidades que seriam mais difíceis de alcançar individualmente, a exemplo do estande que, de forma colaborativa, conseguimos adquirir no maior evento literário do estado”, explica Elisa Oliveira, professora da Rede Estadual em Ilhéus. A educadora é idealizadora e coordenadora do Coletivo e do estande na Bienal, ao lado de Kalypsa Brito, que atua como coordenadora pedagógica da Rede Estadual de Educação no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Itaberaba.

Veja Também  Materno-Infantil de Ilhéus recebe sua primeira turma de estagiários em Fisioterapia, Farmácia e Nutrição

“Ter professoras que também são escritoras agrega um valor imenso à educação. Essa perspectiva dialoga diretamente com a resolução do CEE sobre a Educação Artístico-Literária, que reconhece a relevância das múltiplas linguagens na formação integral dos estudantes, recompondo a aprendizagem, fortalecendo práticas pedagógicas e ampliando horizontes culturais”, destaca Kalypsa.

Coletivo

O Coletivo Leia Bahia foi criado em 2024 e é composto por 51 professoras escritoras, com um acervo de mais de 60 títulos. Atualmente, alcança 12 territórios de identidade, entre eles, Litoral Sul, Piemonte do Paraguaçu, Baixo Sul e Metropolitana de Salvador. São escritoras que vivem em cidades como Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro, Alcobaça, Iaçu, Salvador, Irecê, Feira de Santana, entre outras.

No dia a dia, como educadoras, entre a sala de aula e a escrita, elas formam leitores e transformam vivências em literatura. A literatura produzida pelas educadoras encontra a possibilidade de amplificar suas vozes e diversificar temas, valorizando sua produção intelectual e incentivando a formação de leitores por meio de obras que dialogam com a realidade, a identidade, a diversidade cultural e refletem experiências, saberes e múltiplas perspectivas da escrita contemporânea.

Serviço

Evento: Bienal do Livro Bahia 2026

Data: 15 a 21 de abril de 2026

Estande: Leia Bahia

Contatos:

Elisa Oliveira (73) 991695887

Kalypsa Brito (71) 996131393

Veja Também  Agentes culturais de Ilhéus são convidados para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc

spot_img
InícioCULTURAEstande Leia Bahia, de professoras escritoras, é um diferencial da Bienal do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES
spot_img

aconteceu

MAIS VISTOS