back to top
InícioHOSPITAL MATERNO-INFANTIL DR. JOAQUIM SAMPAIOMaterno-Infantil de Ilhéus recebe sua primeira turma de estagiários em Fisioterapia, Farmácia...
spot_img
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Materno-Infantil de Ilhéus recebe sua primeira turma de estagiários em Fisioterapia, Farmácia e Nutrição

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, recebeu nesta terça-feira (01) pela manhã a primeira turma de estagiários do décimo e último semestre dos cursos de Fisioterapia, Farmácia e Nutrição da Faculdade Madre Thais e da Faculdade de Ilhéus. O grupo participou do treinamento introdutório, quando é apresentado o conjunto de práticas educacionais e orientadoras, com o objetivo de promover a integração do servidor com os estudantes.

Coordenadora do curso de Fisioterapia, a professora Karla Gresik, comemora a parceria. “Desde que o hospital foi inaugurado e conhecemos a estrutura, a metodologia de trabalho, a cultura da instituição, que a gente só almeja esta interlocução”, lembra. Ela destaca que a integração ao serviço com uma instituição de ensino desta qualidade é fantástica e valiosa.

“O materno é hospital de referência para a região e tem vários tipos de situações clínicas adversas para que o aluno possa ter contato. É a experiência que ele ganha. Ele vai sair um profissional muito mais capacitado pela experiência que vai ganhar e pelo contato que vai estabelecer com os profissionais de ponta”, assegurou Gresik.

O pioneirismo deste grupo de estagiários é destacado pela enfermeira Ayalla Campos, coordenadora no Núcleo de Educação Permanente do HMIJS. Receber novos cursos na instituição é, na opinião de Ayalla, começar a entender a nova formação dos profissionais de saúde, que não é composto apenas por médicos e enfermeiros.

“O cuidado de hoje é complementariedade de serviços, integração multidisciplinar. Ter estudantes destes cursos fortalece a conscientização de que temos toda uma equipe multiprofissional trabalhando em prol do paciente”, destaca Ayalla, acrescentando que essa integração dá a devida importância de que o aluno vai contribuir com a instituição e ela, sendo referência, vai propor um aparto para uma formação completa, humana, técnica e científica dos novos profissionais inseridos no mercado de trabalho.

Veja Também  Projetos do Materno-Infantil já constam para adesão no Programa Bahia Estado Voluntário; saiba como participar

Com um olhar especial dedicado ao atendimento à Saúde da Mulher, a estudante Helena Lara, lembra que até aqui, suas experiências em estágio ocorreram basicamente em postos de saúde. “Lá era mais uma ação informativa. Aqui de fato vou ter a oportunidade de acompanhar partos, pós-partos, procedimentos na UTI Neo”, revela a futura fisioterapeuta, entusiasmada. “Estou ansiosa de mente e coração abertos”, assegura.

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, vem se consolidando como campo de práticas em gestão e serviços em saúde. Hoje, o hospital recebe mais de 200 estudantes da região sul da Bahia em diferentes áreas de conhecimento. A proposta do hospital é formar profissionais não somente na área de saúde, mas que também possam atuar na gestão e na administração de um hospital público.

Gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), o Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio conta com 105 leitos, destinados à obstetrícia, à gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI pediátrica, UTI neonatal e centro de parto normal, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada de parte significativa da região sul da Bahia. O investimento do estado foi de aproximadamente 40 milhões de reais, entre obras e equipamentos. A unidade já realizou mais de 8.100 partos, sendo 300 de mulheres indígenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS