O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, concluiu na última sexta-feira (07) o primeiro ciclo de diálogo sobre humanização no atendimento ao paciente. Esta ação teve como principal objetivo sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância de adotar as melhores práticas na assistência prestada, destacando a relevância de um atendimento acolhedor e seguro. Organizada pelos núcleos de Segurança do Paciente (NSP), Qualidade e Hospitalar de Epidemiologia (NHE), a iniciativa envolveu duas semanas de atividades focadas em promover um ambiente de escuta ativa e troca de experiências entre os colaboradores do hospital.
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A enfermeira Adriana Santos, do NSP e Qualidade do HRCC, destacou que a ação não foi um treinamento tradicional, mas sim uma roda de conversa que visou proporcionar momentos de acolhimento para os profissionais de saúde. “Nosso objetivo é ouvir e acolher o colaborador, criando um espaço de diálogo para melhorar a qualidade do atendimento ao paciente e ao acompanhante”, afirmou. A enfermeira reforçou a missão de tornar o ambiente de trabalho mais humanizado, onde a opinião de cada colaborador seja valorizada e onde o carinho e acolhimento sejam prioridades no atendimento ao paciente.
Laís Ribeiro, enfermeira do NHE, complementou que o HRCC tem como prioridade o atendimento humanizado e a empatia no cuidado. “O olhar para a dor do outro como se fosse a nossa ajuda a criar um ambiente mais acolhedor, tanto para os pacientes quanto para os profissionais”, afirmou. O ciclo de diálogos buscou reforçar a importância de um ambiente de trabalho seguro e humano, garantindo que o paciente se sinta valorizado e cuidado em todas as etapas do seu atendimento.