Mais de 400 pessoas foram vacinadas contra a gripe
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça (29) e quarta-feira (30) uma Ação Integrada de Saúde no centro da cidade, em frente à Câmara de Vereadores. Promovida pelo Departamento de Vigilância em Saúde, a iniciativa ofereceu serviços essenciais como vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, além de ações educativas dos programas de controle da tuberculose e hanseníase.

Prevista inicialmente para acontecer apenas na terça-feira, a ação foi estendida para o dia seguinte devido à grande procura da população. A técnica de imunização da Rede de Frio de Ilhéus, Walquíria Cardeal, destacou a adesão expressiva da comunidade. “Foi um sucesso. As pessoas pediram a repetição, e tivemos um segundo dia com aceitação ainda maior. Famílias inteiras participaram — avós, pais e filhos. Isso mostra como ações como essa, em locais de fácil acesso, são eficazes”, avaliou.
Walquíria também ressaltou a importância de realizar atividades em pontos estratégicos da cidade, como o centro e áreas de grande circulação, facilitando o acesso da população aos cuidados de saúde. “Muita gente está passando, aproveita para resolver algo no comércio e acaba se vacinando. É uma oportunidade que não deixam passar”.

Ao todo, durante os dois dias da ação, 434 pessoas foram imunizadas contra a gripe, reforçando a importância da vacinação como forma de prevenção contra a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que tem apresentado aumento de casos em todo o país. A vacina contra a influenza está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.
Segundo Wallquíria, o objetivo é proteger não apenas quem toma a vacina, mas toda a família. “Quando alguém se imuniza, ajuda a proteger os que estão à sua volta, como idosos e crianças. É a chamada imunidade de rebanho. Por isso, essas ações são tão importantes”.
A Secretaria de Saúde reforça que ações semelhantes continuarão sendo realizadas em Ilhéus, sempre com o foco de ampliar o acesso e levar os serviços de saúde para mais perto da população.
Por ASCOM SESAU