back to top
InícioMEIO AMBIENTEBahia vai abrigar 1º Centro de Triagem de Animais Silvestres Marinhos do...
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Bahia vai abrigar 1º Centro de Triagem de Animais Silvestres Marinhos do Nordeste (Cetas Marinho)

Projeto Básico Preliminar Disponibilizado pelo Governo da Bahia Aponta Instalação em Território da Bamin, Ponta da Tulha, Ilhéus

A Bahia se tornará referência em proteção à fauna marinha ao abrigar o primeiro Centro de Triagem de Animais Silvestres Marinhos (Cetas Marinho) do Nordeste. Esta iniciativa será essencial para proteger a biodiversidade e assegurar os serviços ecossistêmicos na região, mitigando os impactos ambientais causados pelo complexo portuário. A iniciativa contempla a elaboração de projetos executivos, assessoria técnica, contratação de empresas para execução das obras e fiscalização das atividades, sendo coordenada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

O acordo integra o projeto TCSA Porto Sul, que busca promover uma gestão ambiental integrada na área de influência do Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul, localizado no Sul da Bahia. O objetivo é proteger a biodiversidade, assegurar os serviços ecossistêmicos e mitigar os impactos causados pela instalação do complexo portuário.

Além do Cetas Marinho, a previsão é que aconteça a modernização do já existente Cetas Terrestre, localizado em Porto Seguro, no Sul do estado, com recursos oriundos do Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) firmado entre o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), o Ministério Público Federal (MPF), o Estado da Bahia e a empresa Bahia Mineração (Bamin). O objetivo é fortalecer a fiscalização ambiental e a governança ambiental, ampliando a proteção da fauna e promovendo a sustentabilidade.

O projeto também prevê o planejamento territorial para análise do uso do solo e vegetação, aprimoramento do monitoramento ambiental, e a criação de um Observatório Socioambiental para intensificar a governança ambiental. Com esses investimentos, a Bahia se tornará um exemplo de como é possível integrar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico, garantindo um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Veja Também  Caminhão com Ciência: Sábado Letivo transforma a Escola Rotary em espaço de conhecimento
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES
spot_img

aconteceu

MAIS VISTOS