O governo brasileiro deu um passo estratégico para impulsionar sua logística e ampliar o comércio exterior ao firmar, nesta segunda-feira (7), um acordo com a China para estudar a viabilidade de um corredor ferroviário ligando Ilhéus (BA) ao Oceano Pacífico, via Peru. O projeto mira o aumento das exportações brasileiras para a Ásia, utilizando o porto de Chancay como ponto de escoamento. A iniciativa foi oficializada durante cerimônia no Ministério dos Transportes, com a assinatura de um memorando de entendimento entre a estatal Infra S.A. e o China Railway Economic and Planning Research Institute.

A nova ferrovia transcontinental cruzará cinco estados brasileiros — Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre — integrando importantes malhas como a Fiol, Fico e Norte-Sul. A conexão direta com o Pacífico pode reduzir significativamente os custos logísticos e o tempo de transporte para o mercado asiático, tornando o agronegócio e a mineração brasileiros ainda mais competitivos no cenário global.
Esse acordo sino-brasileiro reforça o compromisso com a infraestrutura e a integração regional, além de posicionar o Brasil como um elo estratégico entre a América do Sul e a Ásia. Com foco em eficiência, sustentabilidade e comércio exterior, o projeto pode transformar o corredor Ilhéus–Pacífico em uma nova rota de desenvolvimento e oportunidades para o país.