Neste final de semana, dias 19 e 20 de outubro, Aracajú (SE), foi a capital brasileira da pesca em terra firme, com a realização do campeonato nacional da categoria, na praia do Refúgio. O evento contou com o apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), e do Banese. O evento reuniu cerca de 150 competidores de todos os estados da Federação.
A competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Pesca e Despostos Subaquáticos (CBPDS), entidade filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).Os resultados do campeonato brasileiro serviram para indicar 12 integrantes que irão compor a seleção brasileira da modalidade. Eles disputarão o mundial de pesca em 2025, em Portugal. Além disso, foram escolhidos os três melhores clubes de pesca do país, campeões individuais por categorias e seleções por estados.
O Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil) foi o grande destaque da competição, consagrando-se o mais bem colocado da competição. Com quase 50 anos de fundação e atuação em Ilhéus, o Clupesil esteve presente com a maior delegação do evento, cerca de 40 pescadores de alto rendimento. Dentre os destaques, o atleta Eduardo Pacheco, que conquistou o título de campeão geral da competição, além de campeão master. A atleta Márcia Penna, foi a ganhadora na categoria feminino. O atleta Welton Lima ganhou o troféu de maior peixe da competição.
O presidente do Clupesil, Estevão Lima ressaltou a importância do evento para reafirmar a força do clube. “Mais uma vez nossa equipe de destacou em mais uma linda festa do esporte nacional, onde tivemos a chance de celebrar o resultado dos nossos atletas e parabenizo e das demais delegações com seus clubes que se fizeram presentes no evento. esse também foi um momento para encontrar grandes amigos e com fé em Deus teremos uma delegação com o nível ainda mais alto para disputar os próximos campeonatos em 2025”.
Destaques – As seleções masculina e feminina da Bahia destacaram-se tornando-se as grandes campeãs brasileiras de pesca.
Campeões brasileiros por seleção masculina (BAHIA):
Danilo Dócio- ILHÉUS
Eduardo Pacheco- ILHÉUS
Estevão Lima- ILHÉUS
Igor Nery- ITABUNA
Mirco de Solé- ILHÉUS
Campeãs brasileiras por seleção feminina ( BAHIA):
Cleane Menezes- ILHÉUS
Márcia Penna- ILHÉUS
Patrícia Oliveira – ILHÉUS