O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), localizado em Ilhéus, celebrou um marco importante no último domingo (17): o 9º parto realizado pela instituição. O nascimento de Khatlyn Vitória, filha de Marcelo e Adriele, trabalhadores rurais de Ituberá, aconteceu às 4h47 da madrugada, com parto normal, pesando 3.380 kg e com 50 cm de comprimento. Esse parto simboliza o compromisso do HMIJS em oferecer atendimento de qualidade a gestantes e recém-nascidos de toda a região sul da Bahia.
Fundado em 6 de dezembro de 2021, o Hospital Materno-Infantil já se consolidou como uma referência no atendimento obstétrico e pediátrico. Com um investimento de R$40 milhões e uma estrutura de 105 leitos, a unidade é especializada no cuidado de gestantes de alto risco, pediatria, UTI neonatal e Centro de Parto Normal. O HMIJS atende, não só a população local de Ilhéus e Valença, mas também pacientes de 150 municípios baianos e até de outros estados como Amazonas e Rio Grande do Sul, consolidando-se como um dos maiores centros de saúde da Bahia. O hospital, que é gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS), também se destaca como hospital-escola, formando profissionais nas áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia e mais.
Além disso, o HMIJS é a única unidade do estado credenciada pelo Ministério da Saúde para atendimento especializado aos povos indígenas da Bahia, e é reconhecida por sua atuação destacada na Rede Cegonha. A diretora-geral do hospital, Domilene Borges, reforça que a unidade cumpre seu papel de ser a única maternidade 100% SUS da região, oferecendo assistência de saúde gratuita e de qualidade para a população.