O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), localizado em Ilhéus, Bahia, acaba de atingir um marco impressionante em 2025: sete doações de córneas já foram realizadas neste início de ano, superando números de períodos anteriores. A unidade, gerida pela Fundação Fabamed e vinculada à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), também realizou sua segunda captação de múltiplos órgãos na noite desta segunda-feira (03), reforçando seu papel como referência em transplantes e assistência de alta complexidade.
![](https://ilheus.com.br/wp-content/uploads/IMG-20250204-WA0017.jpg)
De acordo com Naama Ramos e Silva, enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), o sucesso é resultado do alinhamento da equipe e da efetividade no acolhimento das famílias dos doadores. “Otimizamos nossos processos e nos tornamos referência em humanização e agilidade em 2025”, destacou. A prática do corredor de aplausos, que homenageia doadores de órgãos, tem sido fundamental para valorizar o gesto de generosidade das famílias, simbolizando esperança e novas vidas.
José Saturnino Rodrigues, presidente da Fundação Fabamed, ressaltou a importância dessas conquistas para a região. “Cada captação representa uma nova chance para pacientes que aguardam por transplantes. Investimos em tecnologia e capacitação para ampliar esses procedimentos e impactar positivamente a vida de milhares de pessoas”, afirmou. Com 225 leitos, incluindo 30 de UTI, o HRCC é referência para 2,5 milhões de pessoas em 89 municípios, consolidando-se como um dos principais centros de saúde do estado.