Integração entre Saúde e Promoção Social amplia acompanhamento das famílias e registra crescimento superior a 10% em 2025
A Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Saúde e Promoção Social e Combate à Pobreza, informa que o município alcançou 77,45% de cobertura na condicionalidade da saúde do Programa Bolsa Família, referente à 2ª vigência de 2025. O indicador representa o acompanhamento das famílias beneficiárias pelas equipes da Atenção Primária, incluindo a verificação do calendário vacinal, avaliação do estado nutricional de crianças e monitoramento de gestantes.

Devem realizar o acompanhamento nas Unidades de Saúde: crianças menores de 7 anos, gestantes beneficiárias do programa e mulheres entre 14 e 44 anos que recebem o benefício. As ações contemplam a atualização do cartão de vacinação, avaliação nutricional, acompanhamento do pré-natal e atualização das informações de saúde no sistema.
Erick Montargil, Diretor de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a necessidade de que os beneficiários enquadrados nos critérios compareçam às unidades, a fim de evitar o bloqueio do benefício. A 1ª vigência de 2026 será encerrada no final do mês de junho, tornando fundamental a regularização dentro do prazo.
De acordo com a secretária de Saúde de Ilhéus, Sonilda Mello, a integração entre as pastas da assistência social e saúde, dentro de um novo modelo de gestão implantado pela Prefeitura, tem fortalecido a execução do programa no município. “A união estratégica entre as áreas amplia a cobertura, garante benefícios e fortalece um atendimento mais humanizado às famílias”, destacou.
Ilhéus vive um momento importante na execução do Bolsa Família. No comparativo entre o último semestre de 2024 e o ano de 2025, o município registrou aumento superior a 10% no acompanhamento das famílias no perfil das condicionalidades de saúde, consolidando avanços na proteção social e no cuidado com a população.
Por ASCOM SESAU






