Evento debateu reparação histórica, justiça racial e fortalecimento da democracia no combate ao racismo
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza e da Secretaria de Políticas para Mulheres, em parceria com os Coletivos de Militância Negra de Ilhéus, realizou no último sábado (12), a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O encontro aconteceu no Colégio Estadual Nelson Schaun e reuniu representantes de movimentos sociais, lideranças comunitárias, povos e comunidades tradicionais, gestores públicos e sociedade civil para discutir políticas públicas de enfrentamento ao racismo estrutural.
Com o tema “Igualdade e Democracia: Justiça Racial e Reparação”, a programação contou com painéis temáticos, grupos de trabalho e apresentações culturais. As propostas construídas pelos participantes serão encaminhadas à etapa estadual, fortalecendo o compromisso coletivo de promover reparação histórica, inclusão e valorização da cultura negra.

“Este espaço reafirma nosso compromisso em transformar Ilhéus em uma cidade mais justa e democrática. Discutir reparação histórica não é apenas reconhecer erros do passado, mas também agir no presente para garantir direitos, oportunidades e respeito à população negra e aos povos tradicionais,” afirmou a secretária de promoção Social e Combate a Pobreza, Sayonara Machado.
O evento teve apoio de diversas organizações, como CASAR, EFAN, Instituto Opaxorô, MCPTI, MNU, RENAFRO e UNEGRO, consolidando a conferência como um marco na luta antirracista e no fortalecimento da participação social.