Ilhéus, a princesinha do Sul, participa, pela primeira vez como município expositor, do Salon du Chocolat de Paris 2025, o maior evento mundial dedicado ao cacau e ao chocolate, que acontece até o dia 2 de novembro. A participação de Ilhéus é conduzida pela Secretaria de Turismo, com o objetivo de fortalecer a presença do município no mapa internacional do cacau e promover o destino como referência em turismo inteligente, experiências combinadas, cultura e produção sustentável.
Nesta terça-feira (28), o Brasil foi homenageado durante o evento, em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento da cadeia global do cacau e do chocolate. A programação também contou com o Workshop – “Bahia, Brasil: um Destino de Oportunidades”, que apresentou o potencial turístico, econômico, histórico e cultural do estado e do país. Dentro dessa celebração, Ilhéus, como um dos principais polos do turismo de experiência e da produção de cacau de qualidade, ganhou destaque pela sua participação inédita e pela instalação de um estande próprio, próximo ao Brasil Origem Week, reforçando o protagonismo do município como berço do cacau de origem e referência em turismo sustentável e gastronomia de excelência.

Nesta quarta-feira (29), às 11h (horário de Paris), acontece a Cerimônia Oficial de Inauguração do Espaço Brasil, com a participação da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo. Durante o ato, a SETUR Ilhéus realiza ações especiais de promoção gastronómica e cultural: o lançamento do chocolate de camarão e dendê, uma criação da premiadíssima marca ilheense Benevides Chocolates Finos que une dois símbolos da Bahia — o chocolate e o acarajé — em uma homenagem à tradição, à criatividade e à identidade baiana e ilheense; como também o Welcome Drink, com o licor de cacau, chocolate e nibs da marca renomada Licor Iracema, com nossa Gabriela recepcionando e falando de Jorge Amado, da cultura, dos passeios e dos atrativos turísticos da cidade e destacando toda pluralidade de nosso destino.
A presença inédita de Ilhéus no Salon du Chocolat 2025 representa um passo importante na estratégia de internacionalização do destino, fortalecendo sua imagem como referência em turismo de experiência, cultura e economia criativa, visto que a França (9 mil) é o 4° maior país emissor de turistas estrangeiros com destino para a Bahia, ficando atrás apenas da Argentina, com mais de 51 mil visitantes neste ano, Portugal (13 mil), Uruguai (10,6 mil) e à frente de Itália (quase 6 mil). O Salon du Chocolat Paris 2025 segue até o dia 2 de novembro, reunindo marcas, produtores e especialistas de mais de 60 países em torno do universo do cacau e do chocolate de origem.

Ilhéus vive um momento histórico, visto que é a primeira vez que o município participa como expositor neste evento de alcance mundial, levando nosso cacau, nosso chocolate e nossa cultura para o centro das atenções em Paris. A cidade é reconhecida não apenas pela tradição literária e pelo legado histórico, mas também por seu forte turismo rural, que permite ao visitante vivenciar a experiência das fazendas de cacau no sistema cabruca, modelo sustentável que preserva a Mata Atlântica e valoriza o produtor local. Nossa região se destaca pela alta produtividade, com duas safras por ano, reafirmando a vocação de Ilhéus como referência internacional em qualidade, sustentabilidade e inovação na cadeia do cacau.

Marcelo Silveira | 39 anos | Administrador de Empresas com ênfase em Sistema de Informação . Desenvolvedor de Ilhéus.com.br | Itabuna.com.br
Criador do Sistema de Indexação de Conteúdo do PROJETO ILHÉUS 500 ANOS
E-Mail: marcelo@ilheus.com.br






