Ilhéus Sem Apagão é um movimento que tem ganhado força e engajado diversos setores da sociedade civil na cidade de Ilhéus. Liderado por Leila Borges e Alcides Krushewsky, o movimento conta com a participação ativa de lideranças comunitárias, associações, sindicatos e representantes do governo municipal, além de secretarias essenciais, como a de Infraestrutura, Comércio, Desenvolvimento e Inovação. O objetivo principal é combater os constantes apagões e a crise de abastecimento energético que tem afetado a economia local e a vida dos ilheenses e turistas, preocupação ainda mais crescente com a aproximação da alta temporada na região.
Durante as reuniões realizadas entre os dias 6, 13 e 17 de dezembro, o movimento conseguiu mobilizar diversos segmentos empresariais de Ilhéus, incluindo o Sindicato de Hotelaria, a Associação de Hotelaria, além de representantes de bares e restaurantes. Esses setores têm sofrido com a falta de energia, o que compromete o funcionamento de estabelecimentos e gera prejuízos consideráveis. A reunião no dia 17 de dezembro, com a presença de representantes da Neoenergia, trouxe um alento para os participantes, ao apresentar um plano de contenção da crise energética, com previsão de conclusão até o final de 2025.
Esse movimento tem demonstrado a força da união entre diferentes grupos e a relevância de se buscar soluções para os problemas da cidade. As autoridades locais e as empresas de energia estão, finalmente, começando a tomar medidas para resolver questões como a melhoria da rede elétrica, a implementação de novos alimentadores e outros ajustes necessários. O futuro do Ilhéus Sem Apagão depende do empenho contínuo da sociedade civil e da colaboração entre poder público e setor privado e certamente renderá bons frutos na manutenção da qualidade de vida do Ilheense.
Um verdadeiro descaso. A população não aguenta mais essa situação. Todo dia um apagão, eletrodomésticos queimando…
Precisam tomar providências urgente!
Já coloquei na Justiça! Todo tipo de pressão é importante, Cidade nenhuma merece um serviço precário e ruim ao qual a Coelba vem prestando, Ilhéus é vista por todo o Brasil e também fora dele, precisamos de competentes cuidando da nossa energia.
Essa causa é urgente! ilhéus precisa desse plano de ação para enfim sanar os problemas com as frequentes quedas de energia na zona sul. Toda a população perde muito com a precariedade dos serviços, pois atingem a economia de forma geral.
É preciso normalizar o abastecimento de forma satisfatória para o bem de todo o município!