back to top
InícioHOSPITAL MATERNO-INFANTIL DR. JOAQUIM SAMPAIOMaterno-Infantil de Ilhéus passa a integrar o Programa Bahia
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Materno-Infantil de Ilhéus passa a integrar o Programa Bahia

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, é a mais nova instituição integrada à plataforma Bahia. Estado Voluntário, iniciativa do Governo da Bahia que fomenta a prática do voluntariado no Estado, tendo o cidadão como protagonista no desenvolvimento social, com sustentabilidade, qualidade de vida e redução de desigualdades.

Ao apresentar o programa aos colaboradores do hospital, a coordenadora estadual da iniciativa Kátia Camillo, destacou que a proposta central é conectar entidades públicas e privadas e os cidadãos a redes solidárias, inclusivas e colaborativas, unindo esforços para o trabalho voluntário e promovendo a cultura de voluntariado cidadão. Com a plataforma desenvolvida a partir de 2019, a Bahia passou a contar com mais de 23 mil voluntários que atuam em 2.755 projetos e 231 campanhas nos 417 municípios do estado.

Até a próxima quarta-feira (31), Kátia Camillo trabalha na prospecção e habilitação de projetos e campanhas no HMIJS, levantando demandas e expectativas da instituição hospitalar. Outras iniciativas também estão sendo trabalhadas, a exemplo de formação de equipes de trabalho, elaboração de cartilha, coordenação e aceite de voluntários e capacitação. “Estamos criando uma ponte entre a sociedade e o hospital, permitindo que os voluntários possam oferecer suporte essencial às crianças e suas famílias em momentos de fragilidade”, explica Camillo.

A enfermeira Domilene Borges, diretora-geral do HMIJS, destaca que já existem iniciativas de voluntariado no hospital, a exemplo de projetos de contação de estórias, grupos de orações e acolhimento a gestantes, puérperas e crianças. No entanto, ao passar a integrar a plataforma, ela considera que o número de voluntariados irá se multiplicar, para além do surgimento de novos projetos que passarão a se integrar aos programas de humanização do hospital.

Veja Também  Psicóloga conhece fluxo de atendimento do Materno-Infantil de Ilhéus às mulheres vítimas de violência sexual na região

A plataforma pode ser acessada pelo endereço www.estadovoluntario.ba.gov.br. O Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio conta com 105 leitos, destinados à obstetrícia, à gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI pediátrica, UTI neonatal e centro de parto normal, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada de parte significativa da região sul da Bahia. O investimento do estado foi de aproximadamente 40 milhões de reais, entre obras e equipamentos. A unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) é gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS). Em dois anos e sete meses de funcionamento, já ultrapassou a marca de 8 mil partos. É o único hospital da Bahia habilitado pelo Ministério da Saúde no atendimento aos povos originários. Desde a sua inauguração, já nasceram 300 indígenas nesta unidade do sul da Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS