Evento foi realizado pelo Instituto Amigos Solidários e Projeto Partilhar
No último sábado (9), Ilhéus foi palco de uma ação social de grande impacto, quando o Instituto Amigos Solidários e o Projeto Partilhar realizaram a primeira edição do Mercado Solidário. O evento atendeu de forma personalizada cerca de 140 pessoas em situação de vulnerabilidade social, oriundas de comunidades da Zona Sul de Ilhéus. Organizado no estacionamento da Igreja Família, no bairro do Pontal, a iniciativa foi viabilizada graças ao apoio das empresas parceiras do Programa Empreendedor Social e do Comunidade 360°. Essas iniciativas assistenciais têm como objetivo combater a fome, fomentar a capacitação, a geração de renda e a oferta de serviços essenciais gratuitos para promover a saúde e o bem-estar das famílias atendidas.
O evento contou com uma vasta gama de serviços gratuitos, incluindo avaliações de bioimpedância, pressão arterial, e glicemia, além de orientações sobre hábitos de higiene e técnicas para o combate à ansiedade, oferecidas pela rede de farmácias Drogasil. Também foi realizado atendimento oftalmológico com a distribuição de óculos gratuitos através do Programa Visão Solidária e o suporte de dentistas voluntários para a limpeza odontológica. Para as crianças, a ação incluiu atendimento pediátrico, kits de higiene bucal e atividades recreativas, como pintura facial e brincadeiras no Espaço Kids. Além disso, foi oferecido atendimento jurídico pela Sacramento Advocacia e um bazar solidário com roupas para adultos e crianças, promovendo dignidade e autoestima.
O Mercado Solidário também promoveu capacitação profissional por meio do Programa Capacita Comunidade, com cursos gratuitos oferecidos pelo SESI, SENAC e a Faculdade de Ilhéus. A iniciativa visa ampliar as oportunidades de qualificação, geração de emprego e melhoria da renda das famílias assistidas. O programa de pontuação, que reconhece o esforço das famílias em buscar capacitação, acesso à educação e melhoria da frequência escolar das crianças, é uma das estratégias para combater a vulnerabilidade social e construir um modelo de assistência social mais sustentável e transformador. Como afirma Jorginho Loyola, presidente do Instituto Amigos Solidários, “esse esforço conjunto busca estruturar um novo modelo de assistência social, transformando vidas e promovendo o desenvolvimento de forma integral”.