O Movimento Ilhéus Sem Apagão está mobilizando a sociedade civil e pressionando a Coelba para que tome providências imediatas quanto à retirada de lixo eletrônico dos postes de energia em Ilhéus. A ação denuncia o acúmulo de cabos obsoletos e fios abandonados que comprometem a segurança elétrica e a estética urbana. A Coelba, em resposta, informou que entrou com ação judicial para requalificar pontos sobrecarregados por ligações irregulares, conhecidas como “gatonetes”, que utilizam a infraestrutura de forma clandestina e desorganizada.
Além disso, o movimento destaca a importância do papel das empresas autorizadas a compartilhar os postes com a Neoenergia em Ilhéus, reforçando que a responsabilidade pelo ordenamento das fiações deve ser conjunta. Entre as empresas regulares estão: CLARO NXT TELECOMUNICAÇÕES, NETPLACE, GPR.NET, HE NET, INFORTEL TELECOM, NT TELECOM, IPNET, ITS BRASIL, JONAS NET, SIIM TELECOM, SKY TECNET, SOFTDADOS TELECOMUNICAÇÕES, TCFIBRA, TELEFÔNICA, TIM e V.TAL. Confira os dados completos no Site da Coelba Neoenergia
A regulamentação do uso da rede elétrica por essas operadoras é essencial para combater o caos nas estruturas aéreas e prevenir novos apagões.O Movimento também cobra maior transparência e ações conjuntas entre a Coelba, os provedores de internet autorizados e os órgãos públicos, visando o planejamento urbano sustentável. A limpeza das redes, remoção de cabos inativos e o fim das ligações piratas são vistos como medidas cruciais para garantir energia de qualidade e internet segura à população.