Nesta terça-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a operação Espelho Fumegante em Ilhéus e Itabuna para combater o contrabando de cigarros eletrônicos. Com base em investigações iniciadas em 2023, a operação visa desarticular uma rede de comércio ilegal de cigarros eletrônicos que operava tanto em estabelecimentos comerciais quanto por delivery. A PF cumpriu oito mandados de busca e apreensão, autorizados pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Itabuna. Entre os alvos, uma das lojas investigadas fica ao lado do famoso ex-Mar Aberto, atual Oasis Prime Boate, em Ilhéus.
Os cigarros eletrônicos, que têm importação, comercialização e publicidade proibidas no Brasil desde 2009 pela ANVISA, continuam sendo um produto de alto risco à saúde, apesar de sua popularidade crescente. A operação da Polícia Federal visa impedir a distribuição ilegal desses produtos no mercado local, especialmente em estabelecimentos e através de serviços de delivery. As investigações apontam que o contrabando de cigarros eletrônicos tem sido uma prática recorrente, afetando a segurança e a saúde da população.
Os envolvidos na operação poderão responder pelo crime de contrabando, incluindo importação e comercialização de mercadorias proibidas no país. A ação é um passo importante para o enfrentamento do tráfico de produtos nocivos à saúde pública e para a manutenção da segurança pública em Ilhéus e Itabuna. A PF continua trabalhando para identificar mais envolvidos nessa rede criminosa, protegendo assim os cidadãos e garantindo o cumprimento da legislação.