back to top
InícioECONOMIAPreocupado com a economia da cidade, Carqueija convoca debate sobre a venda...
spot_img
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Preocupado com a economia da cidade, Carqueija convoca debate sobre a venda da BAMIN

Preocupado com os possíveis impactos da venda da Bahia Mineração (BAMIN) para a Vale, especialmente no futuro da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e do Porto Sul, ainda em fase de conclusão, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Paulo Carqueija (PSD), convidou o empresário Herder Menconça para se pronunciar durante a 77ª Sessão Ordinária. Em sua apresentação, ele destacou os potenciais desdobramentos para a região sul da Bahia, especialmente nas áreas de logística, exportação e sustentabilidade.

Em sua explanação, Herder apresentou o Relatório Corrente de Comércio e Integrações Modais, que detalha o papel estratégico de cidades como Ilhéus, Jequié e Uruçuca, integradas pelas ferrovias FIOL (Ferrovia Oeste-Leste), FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste), FCA (Ferrovia Centro Atlântico) e FNS (Ferrovia Norte-Sul). Segundo ele, essas conexões ferroviárias tornam a região um vetor privilegiado para o escoamento da produção agrícola e mineral de estados como Mato Grosso, Goiás e Tocantins, totalizando cerca de 150 milhões de toneladas anuais de grãos e minerais.

Herder também destacou a importância da conclusão do Porto Sul, em Ilhéus, prevista para 2026, como parte de um ambicioso projeto logístico que prevê o transporte de até 250 milhões de toneladas por ano até 2028. Ele ressaltou a necessidade de um pátio de cargas em Jequié, com área já disponível e ambientalmente sustentável, para atender às crescentes demandas de importação e exportação, preservando o ecossistema local e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico regional.

Veja Também  Prepare-se: Preços de Chocolates para a Páscoa Disparam no Brasil

“A integração entre logística de ponta, sustentabilidade e desenvolvimento urbano é a chave para que Ilhéus e sua região se tornem um polo internacional de comércio e turismo”, pontuou Herder, mencionando também as possibilidades de expansão da infraestrutura turística, como resorts, parques e hotéis na orla atlântica.

A fala do empresário na Casa Legislativa evidenciou o compromisso do vereador Carqueija de fomentar o diálogo entre o setor público e privado para garantir que o desenvolvimento econômico da região ocorra de maneira sustentável, preservando o meio ambiente e potencializando a qualidade de vida da população local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS