A tradicional Festa do Memorial de Nossa Senhora Sant’Ana e São Joaquim, padroeiros do Rio do Engenho, celebra a fé e a cultura de Ilhéus entre os dias 19 e 28 de julho de 2024. A programação religiosa começou no dia 19, abordando o tema central “A fé que celebramos e professamos: iniciação à vida cristã”. A programação cultural, no entanto, inicia neste sábado, dia 27, e segue no domingo, dia 28, prometendo momentos de alegria e confraternização para toda a comunidade.
Neste sábado (27), as festividades culturais terão início com apresentações de Banda Licor de Pitanga, Andinho, Mikaelly Banda e Naian Dimes. No domingo (28), o palco será comandado por Top Gan, Via de Acesso, Nego Lú e Rei da Curupanga. Além das atrações musicais, a programação religiosa de domingo começará com a Alvorada Festiva, seguida pelo Santo Ofício da Imaculada Conceição, oração do Santo Terço, acolhida da procissão fluvial, animação de louvor e a Santa Missa Solene campal, animada pela banda militar, encerrando com a bênção e procissão terrestre.
A festa, que acontece há mais de um século, é um evento marcante no calendário de Ilhéus, atraindo centenas de pessoas todos os anos. A Prefeitura Municipal de Ilhéus, parceira do evento, está fornecendo toda a estrutura necessária para a realização da festa, garantindo a segurança e o conforto dos participantes. Além disso, a procissão fluvial e a festa estão em processo de registro como Patrimônio Imaterial, sendo uma das primeiras manifestações culturais de Ilhéus a ser reconhecida oficialmente.
A Festa de Nossa Senhora Sant’Ana e São Joaquim é um símbolo de fé, tradição e união da comunidade ilheense, celebrando a história e a cultura do Rio do Engenho e fortalecendo os laços entre seus moradores.