back to top
InícioCARNAVAL43ª Lavagem do Beco do Fuxico | acompanhe as informações | Prefeitura...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

43ª Lavagem do Beco do Fuxico | acompanhe as informações | Prefeitura de Itabuna

Representantes da Prefeitura de Itabuna e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) reuniram-se hoje, dia 15, com dirigentes das forças de segurança se reuniram para tratar da infraestrutura da tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, que acontece nos dias 3 e 4 de fevereiro.

Durante o encontro, foi debatido com as autoridades da 6ª Coordenadoria da Policia Civil, 15º Batalhão da Polícia Militar e do 4º Grupamento de Bombeiros Militares a dinâmica da programação, trajeto e horários de início e término da festa.

Como já é tradicionalmente conhecida, a Praça Laura Conceição será o local da concentração e saída dos blocos e trios, seguindo pela Rua Duque de Caxias, Beco do Fuxico e Avenida do Cinqüentenário até a Praça Adami.

De acordo com o presidente da FICC, Aldo Rebouças, a 43ª Lavagem do Beco do Fuxico será muito mais estruturada e com a mais novidades neste ano: o encaminhamento de Projeto de Lei para o Legislativo com o objetivo de premiar os blocos carnavalescos mais antigos do município.

“Este Projeto de Lei é uma determinação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Ele pediu que fosse encaminhado à Câmara de Vereadores para que possibilite a premiação dos blocos culturais e tradicionais. A cidade tem blocos que têm mais de 90 anos, a exemplo do Maria Rosa, fundado em 1931. Então, essa tradição deve ser respeitada e fomentada. Ficamos muito felizes em reconhecer esse Patrimônio Imaterial que é a Lavagem do Beco do Fuxico”, comentou. Sobre o que os foliões podem esperar, o presidente da FICC comentou que “essa Lavagem será com muita alegria e com muito axé”.

Já o secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Mauro Ribeiro, destacou que o encontro foi importante para que todos os órgãos pudessem debater a estrutura do evento, organizar o fluxo do comércio e também pensar no fomento da economia com os ambulantes.

Veja Também  Nota de Pesar: Falece Kokó, lider da Banda Lordão

“Essa foi mais uma rodada de reuniões para poder alinhar com as forças de seguranças e também com o comércio todo esboço do evento para que tenha menor impacto nas atividades comerciais no centro da cidade”, informou.

O presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Itabuna (CDL), Carlos Leahy, elogiou o encontro e a organização dos eventos de forma antecipada. “É muito bom e de extrema importância, já que esses eventos têm alto impacto para o comércio e o planejamento prévio evita prejudicar a abertura das lojas. Além disso, a festa gera renda com o incentivo da venda de produtos e serviços pelos comerciantes, disse.

Segundo a organização da 43ª Lavagem do Beco do Fuxico um público estimado em cerca de 10 mil foliões deve participar da abertura no sábado, dia 3. Já no domingo, a festa será direcionada para o público infantil, quando acontecerá o Bailinho, repetindo o sucesso do ano passado.

O encontro teve a participação dos representantes dos secretários de Governo, Rosivaldo Pinheiro, de Indústria e Comércio, Emprego e Renda (SICER), Mauro Ribeiro; de Segurança e Ordem Pública, Major Fábio Santana, comandante dA Guarda Civil Municipal, Inácio Pereira, coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), Rafaela Caldas.

As Forças de Seguranças foram representadas pelo coordenador da Polícia Civil, delegado Evy Paternostro, coordenador de Planejamento do 15º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Gilvan dos Santos, e o Capitão Robson Conceição Nascimento do 4º Grupamento de Bombeiros Militares. Já o comércio foi representado pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), Carlos Leahy, e do Sindicato do Comércio Atacadista, José Arnaldo

Veja Também  Barcelona é vice-lider após vitoria contra o Itabuna no estádio Mário Pessoa em Ilhéus | Placar 1×0

FICC e 15º Batalhão da Polícia Militar discutem planejamento da segurança da Lavagem do Beco do Fuxico

Com a finalidade de traçar o planejamento estratégico do policiamento para a 43ª Lavagem do Beco do Fuxico, que acontecerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, o Capitão PM Gilvan dos Santos, coordenador de Planejamento do 15º Batalhão da Polícia Militar, reuniu-se com o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças.

O encontro ocorreu durante o expediente desta terça-feira, dia 9, contando com a participação dos demais membros da FICC Gabriel Brito e Vládio Junior. O objetivo foi apresentar os números animadores das estatísticas com a redução acentuada de violência no município, buscando um maior conforto para todos os foliões durante os dois dias do mais tradicional evento carnavalesco da cidade.

No encontro, ainda foram apresentadas as ações estratégicas para os dois dias da Lavagem do Beco, cuja abertura acontece com a aspersão de água de cheiro por baianas estilizadas e água por carros-pipa sob a animação de bandinhas de música dos blocos da folia

Segundo o Capitão Gilvan dos Santos, a Polícia Militar terá o papel de garantir o policiamento durante toda a festa, como sempre atuou com o reconhecimento de foliões e das autoridades.

De acordo com o presidente da FICC, Aldo Rebouças, o encontro preliminar na FICC foi muito importante e muito produtivo para definir os detalhes iniciais do policiamento da 43ª Lavagem do Beco do Fuxico e 2º Bailinho Infantil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS