A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), intensificou os atendimentos de ginecologia e obstetrícia em diversas unidades de saúde do município. A ação começou na última segunda-feira (01) e ocorrerá semanalmente, seguindo um cronograma pré-estabelecido para atender diferentes regiões da cidade.
Os atendimentos estão sendo realizados tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) quanto nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Nas UBSs, os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio, exceto na UBS Euller Ázaro, que atende por demanda espontânea. Já nas ESFs, as gestantes são atendidas por demanda espontânea, mediante encaminhamento de médico generalista para ginecologista e/ou obstetrícia.
- UBS Hernani Sá: Segunda, das 07h às 12h
- UBS Herval: Quarta e quinta pela manhã, das 07h às 12h
Zona Centro: - UBS Joaquim Sampaio: Terça e sexta, das 14h às 17h
- UBS Conquista: Quinta, das 07h às 11h
Zona Norte: - UBS Av. Esperança: A cada 15 dias, nas quartas-feiras, das 13h30 às 17h
- UBS SARAH e CSU: Quinta, das 13h30 às 17h
- UBS Iguape: A cada 15 dias, nas quartas-feiras, das 13h30 às 17h
- UBS São Miguel: Terça e quinta, das 07h às 11h
Zona Oeste: - UBS Teotônio Vilela Euller: Terça, das 07h às 12h; quarta-feira, das 16h30 às 20h30 (demanda espontânea conforme solicitação da especialidade, indicando o encaminhamento para o ginecologista)
Segundo a Sesau, os atendimentos nas ESFs são destinados exclusivamente a pacientes com solicitação de consulta especializada para ginecologia e obstetrícia. O objetivo é garantir que todas as mulheres das regiões atendidas tenham acesso a cuidados especializados, promovendo a saúde e o bem-estar da população. Este esforço faz parte de um compromisso contínuo da Prefeitura de Ilhéus em assegurar um atendimento de qualidade e eficiente para todas as mulheres da cidade, oferecendo suporte especializado e contribuindo para a melhoria da saúde pública.
As escalas dos ginecologistas nas UBSs são as seguintes:
Zona Sul: