O vereador Augustão voltou a se manifestar, nesta quarta-feira (16), no Plenário da Câmara, cobrando uma posição da Codeba sobre o início das obras de dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus. Segundo o parlamentar, no dia 23 de setembro, ministros e o governador assinaram a ordem de serviço, mas até agora não houve pronunciamento da Codeba nem da empresa responsável. A ausência de ações já gera preocupação, especialmene com a alta estação se aproximando.
Augustão destacou que a draga que realizará os serviços deveria já estar em Ilhéus, mas nada foi feito até o momento. O assoreamento do porto compromete a atracação de transatlânticos, impactando diretamente o turismo e o comércio local. O vereador enfatizou a urgência da dragagem, ressaltando que essas obras são fundamentais para o funcionamento adequado do Porto de Ilhéus, além de uma série de outras melhorias solicitadas em Brasília.
Além da dragagem de manutenção, Augustão mencionou que estão previstas ações para a retroárea do porto, o que permitirá atracação de navios sem a necessidade de desvio de embarcações cargueiras. Ele reforçou que os recursos alocados no PAC são essenciais para a modernização e ampliação do Porto de Ilhéus, fundamentais para o desenvolvimento econômico da região.