Em uma ação coordenada pela Polícia Federal, foi descoberto um esquema de desvio de recursos da saúde em Santa Luzia, cidade localizada no sul da Bahia. O esquema, que já havia sido desvendado em 2020 em Ilhéus, foi replicado na cidade de 13,8 mil habitantes, conforme informações obtidas durante as investigações.
A operação, deflagrada na última quinta-feira (28), cumpriu 11 mandados de busca e apreensão relacionados a superfaturamento em contratos de terceirização de mão de obra na área da saúde. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que autorizou a investigação das irregularidades.
De acordo com a Polícia Federal, a empresa envolvida movimentou mais de R$ 7 milhões desde 2021, com um superfaturamento de 34% nos contratos de terceirização. Durante a investigação, também foram encontrados indícios de outros crimes, como a apropriação indébita previdenciária e o não pagamento de encargos trabalhistas. Além de Santa Luzia, a PF cumpriu mandados em outros locais, como Salvador, Alcobaça, Itororó e Vitória da Conquista, onde a empresa também atuava.
Os envolvidos poderão responder por diversos crimes, como fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, e outros relacionados ao desvio de recursos públicos. A Polícia Federal segue investigando o caso e coleta elementos de prova para que os responsáveis por esse esquema de corrupção sejam punidos de acordo com a lei.