A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está promovendo audiências públicas para discutir a concessão das ferrovias Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) à iniciativa privada. O período para envio de contribuições às propostas, coordenadas pelo Ministério dos Transportes, vai de 7 de fevereiro a 24 de março. Essa é uma oportunidade única para a sociedade civil, empresas e especialistas participarem ativamente da construção desses importantes projetos de infraestrutura.

Serão realizadas três sessões presenciais para coletar sugestões: em Brasília (11 de março), Salvador (12 de março) e Cuiabá (14 de março). Essas audiências são fundamentais para garantir transparência e alinhar as expectativas dos diversos setores envolvidos. A Fiol ligará o interior da Bahia ao Porto de Ilhéus, facilitando o escoamento da produção agrícola e mineral, enquanto a Fico conectará o Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul, fortalecendo a logística do agronegócio e ampliando a capacidade de transporte ferroviário no país.
Essa iniciativa do Governo Federal reforça o compromisso com o desenvolvimento da malha ferroviária nacional, promovendo eficiência e integração logística.