A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde e das equipes da Atenção Básica, promoveu, na última semana, uma capacitação voltada para enfermeiras e enfermeiros das unidades de saúde, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre os Indicadores de controle de qualidade do câncer de colo de útero. O treinamento teve como foco a melhoria contínua dos processos e fluxos, visando a excelência no atendimento e a eficácia no rastreamento da doença.
O câncer de colo de útero é um grave problema de saúde pública no Brasil, sendo fundamental o diagnóstico precoce para garantir maiores chances de cura. Atenta a essa realidade, a Sesau tem trabalhado para alinhar estratégias de rastreamento, qualificando o exame preventivo realizado nas unidades de saúde do município. Durante a capacitação, foram abordados temas como a humanização no atendimento, preparo adequado das pacientes antes da coleta, procedimentos corretos de coleta, e o uso da plataforma Siscan (Sistemas de Informação do Câncer), essencial para o reconhecimento precoce de alterações no colo do útero.
A iniciativa reflete a preocupação da gestão municipal em oferecer serviços de saúde com qualidade e eficácia, destacando-se na prevenção de doenças graves como o câncer de colo de útero. Esta foi a primeira qualificação e novos encontros serão organizados futuramente, cuidando para que as equipes estejam sempre atualizadas e preparadas para atender e acolher da melhor forma a população. A qualificação contínua das equipes de saúde é vista como um passo essencial para assegurar um atendimento humanizado e eficiente, garantindo que as pacientes de Ilhéus recebam o melhor cuidado possível em todas as etapas do processo preventivo.