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Diretores de Escolas Municipais de Ilhéus Solicitam Adiamento do Início do Ano Letivo devido à Falta de Contratação de Profissionais

Os diretores das escolas municipais de Ilhéus fizeram uma solicitação formal para o adiamento do início do ano letivo, previsto para o dia 24 de fevereiro, devido à ausência de edital para a seleção de novos trabalhadores. A reivindicação, que foi formalizada por meio de um documento, aponta que a falta de professores, porteiros e funcionários de serviços gerais comprometerá o funcionamento adequado das unidades escolares. De acordo com os gestores, muitas escolas, principalmente as da zona rural, não possuem condições nem equipe suficiente para começar o ano letivo de maneira organizada. Um dos diretores relatou que, em sua instituição, apenas cinco turmas poderão iniciar as atividades, deixando outras 41 turmas sem aulas.

Foto enviada por Educador, via Blog do Gusmão

Além disso, a preocupação com a merenda escolar também foi destacada no documento, pois os diretores acreditam que a alimentação dos alunos dificilmente estará disponível a tempo. A falta de uma equipe completa durante a jornada pedagógica, iniciada em 17 de fevereiro, também dificulta o planejamento do ano letivo. Embora a secretária municipal de Educação, Evani Cavalcante, tenha se reunido com os gestores, ela manteve as datas já estabelecidas para a jornada e para o início das aulas, sem atender à solicitação de adiamento. Isso gerou ainda mais frustração entre os diretores, que preveem um ano letivo desorganizado, com diversas turmas sem aulas e escolas sem o quadro completo de funcionários.

A situação, que poderia ser evitada com uma maior organização da secretaria, levanta questões sérias sobre a gestão escolar no município de Ilhéus. Os diretores acreditam que, sem uma resposta rápida e eficaz da administração pública, a educação municipal enfrentará um ano letivo marcado pela falta de estrutura, comprometendo o aprendizado de milhares de alunos. A decisão de manter o início das aulas sem as condições mínimas para seu funcionamento adequado é vista como um desrespeito com a comunidade escolar e prejudica, principalmente, os estudantes.

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