back to top
InícioILHÉUSGuarda Civil Municipal ganha Grupamento Especial de Proteção Ambiental em Ilhéus
spot_img
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Guarda Civil Municipal ganha Grupamento Especial de Proteção Ambiental em Ilhéus

Ilhéus inova na Proteção Ambiental: Guarda Civil Municipal ganha Grupamento Especial

Na tarde da última quarta-feira (7), o prefeito Mário Alexandre assinou o Decreto n.º 018, que cria o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal. O novo órgão tem como foco principal fortalecer a defesa e preservação do meio ambiente na região, alinhando-se aos preceitos constitucionais e às leis federais e municipais.

O Grupamento de Proteção Ambiental será vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública e terá como missão realizar patrulhamento rural e urbano, com ações e operações de fiscalização no âmbito da proteção ambiental. A unidade será composta por um efetivo mínimo de 13 agentes da Guarda Civil Municipal, devidamente qualificados, distribuídos em equipes coordenadas para garantir uma atuação eficaz.

Segundo o tenente-coronel PM Marcelo Barreto, Secretário Municipal de Ordem Pública, “o anseio da Guarda Civil Municipal em participar do processo de proteção aos nossos ecossistemas agora é consolidado. Isso permitirá ampliar a fiscalização e prevenção em mananciais, parques e locais de proteção ambiental”.

Já o prefeito Mário Alexandre enfatiza a capacitação ambiental como um avanço importante para o município: “criamos um grupamento especial para prevenir invasões de mangue, poluição sonora e outras ameaças ao meio ambiente. É mais um avanço importante, que poucos municípios possuem e Ilhéus sai na frente mais uma vez”.

Dentre as competências do GPA, estão o patrulhamento ostensivo, o suporte às ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a fiscalização de áreas de proteção ambiental e a promoção de ações educativas junto à comunidade. O Grupamento também poderá celebrar convênios e/ou termos de cooperação técnica para fortalecer sua atuação.

Veja Também  Distritos da zona rural recebem visitas de agentes de endemias

Com a publicação do decreto, já entra em vigor a criação do Grupamento de Proteção Ambiental, reforçando o compromisso do município de Ilhéus com a defesa do meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis. A capacitação da Guarda Civil Municipal, a fim de atuar na proteção ambiental, demonstra o esforço conjunto do governo local em garantir a preservação do patrimônio natural de Ilhéus.

2 COMENTÁRIOS

  1. Vamos começar a Fiscalizar as Empresas que coletam entulhos dos Riscos, e seus funcionários fecham 50% das Ruas que chegam na Arena Enseada, Rua da Amizade, guardando entulhos da Construção por meses, acumulando água poluída, criatório de mosquitos da Dengue,, provocando abalroamentos de veículos, até aparecer interessados para comprar esses entulhos, e aterrar os Brejos em direção aos mangues, dezimou até os manguezais da localidade Rua da Ostra onde as enchentes sobe mais de 1,50 metro, com construção irregular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS