Através do Mutirão de Compaixão e Graça a população teve acesso a diversos serviços de saúde, assistência social e cidadania
Em alusão ao aniversário de 67 anos da Igreja Batista Lindinópolis, comemorado em 5 de agosto, está sendo realizado o Mutirão de Compaixão e Graça, uma grande ação social que aconteceu nesta quinta-feira (31) e segue durante esta sexta-feira (1º), na sede da igreja, localizada no bairro da Conquista, em Ilhéus.
Coordenado pelo professor Gurita, o mutirão é fruto da parceria entre a igreja e a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, além de contar com o apoio de instituições como a Embasa, a Defensoria Pública e outros órgãos. A ação oferece gratuitamente diversos serviços de saúde, assistência social e cidadania para os moradores da Conquista, bairros adjacentes e de outras localidades da cidade.
“O mutirão acontece como expressão do nosso compromisso com a comunidade. Graças à parceria com a Prefeitura de Ilhéus e ao apoio da secretária de Saúde, Sonilda Mello, do prefeito Valderico Júnior e de toda a equipe da Saúde, conseguimos oferecer uma ação abrangente e eficiente. Nossa gratidão e orações a todos os que tornam esse trabalho possível”, afirmou o professor Gurita.

O pastor Rubem Vieira também destacou a importância da colaboração com o poder público para o sucesso da iniciativa.
“A igreja é apenas o instrumento. A Secretaria de Saúde é quem tem disponibilizado praticamente todos os serviços que estão sendo oferecidos. Essa generosidade permite que a gente realmente atenda à comunidade com dignidade”, disse o pastor.
População aprova a iniciativa
Moradores que participaram do primeiro dia do mutirão aprovaram os serviços oferecidos.
“Foi minha primeira vez participando. Achei o atendimento ótimo. Essa parceria da Secretaria de Saúde é muito importante”’ comentou Adriano dos Santos, colador de outdoor.
A dona de casa Cláudia Barbosa também elogiou a ação.“Vim pela primeira vez, fiz meu preventivo e ainda vou passar pelo clínico. Gostei muito. Fiz o que eu precisava”. Balanço do primeiro dia
Os atendimentos ocorreram das 8h às 17h. Somente no primeiro dia, foram realizados:
• 45 triagens iniciais • 38 atendimentos médicos clínicos • 20 atendimentos odontológicos (limpezas e restaurações) • 05 testes rápidos • 08 exames preventivos • 45 doses de vacinas aplicadas, beneficiando 20 pessoas que atualizaram o cartão vacinal

A coordenadora de Saúde Bucal de Ilhéus, Louise Tayná comemorou a participação da equipe odontológica e destacou uma novidade importante: a estreia do consultório odontológico portátil.
“Estamos utilizando o novo consultório portátil pela primeira vez aqui no mutirão, o que representa um marco para o nosso programa “Melhor em Casa”. A ideia é iniciar ainda em agosto os atendimentos odontológicos domiciliares para pacientes acamados. É gratificante estrear esse equipamento justamente numa ação voltada para a comunidade”, afirmou Louise Tayná. O mutirão continua nesta sexta-feira (1º) das 8 da manhã às 17 h com os mesmos serviços gratuitos, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Ilhéus e da Igreja Batista Lindinópolis com o cuidado à população.
Por Cátia Gomes / ASCOM SESAU