A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), anunciou a ampliação do horário de atendimento de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A partir desta segunda-feira (15), a UBS Joaquim Sampaio, localizada na Av. Princesa Isabel, passará a atender a população até às 22 horas, fortalecendo o compromisso da administração municipal em melhorar o acesso à saúde.
A UBS da Av. Princesa Isabel se junta agora a outras três unidades de saúde – Sarah Kubitschek (Parque Infantil), na Zona Norte; Euler Ázaro (Teotônio Vilela), na Zona Oeste; e UBS Hernani Sá, na Zona Sul – que também atuam em horário estendido, até às 22 horas. Entre os serviços oferecidos no novo horário estão consultas médicas para demanda espontânea, multivacinação para manter a imunização da população em dia, curativos e pequenas suturas para cuidar de ferimentos e cortes, além de acolhimento, triagem e administração de medicamentos.
A extensão dos horários de atendimento faz com que Ilhéus abranja todas as áreas da cidade e se torna opção para que a população não tenha que se deslocar à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou outras unidades de atendimento.
Com iniciativas como a ampliação dos horários de atendimento nas UBSs, criação de novas unidades, o Programa Saúde na Comunidade, que leva saúde para bairros urbanos, rurais e distritos, assim como tantas outras que vem espalhando saúde de qualidade para todo o município, Ilhéus chega a 63% de cobertura à população.
Essa iniciativa visa ampliar as possibilidades de atendimento para a população ilheense, especialmente para aqueles que não conseguem se dirigir às unidades de saúde no horário comercial. A ampliação do horário oferece mais acessibilidade e acolhimento, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Ilhéus com a saúde e bem-estar de seus cidadãos. O prefeito Mário Alexandre destacou a importância dessa medida: “Cuidar da saúde da nossa população é uma prioridade. Com o horário estendido, conseguimos atender melhor os trabalhadores e aqueles que, por diversos motivos, não podem buscar atendimento durante o dia. Queremos garantir que todos tenham acesso aos serviços de saúde que necessitam.”