Iniciativa segue diretrizes nacionais para orientar a atuação pública na primeira infância
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, iniciou nesta terça-feira (6) a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O trabalho vai estabelecer diretrizes de curto, médio e longo prazo para a atenção às crianças de até seis anos e às gestantes no município.
Participaram do encontro a Supervisão da Proteção Social Básica, as coordenações dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e as equipes do Serviço de Proteção Social Básica em Domicílio para Crianças e Gestantes, antigo Programa Criança Feliz. Os profissionais apresentaram informações do atendimento realizado nas diferentes áreas da assistência social.
As contribuições das equipes vão ajudar a definir o conteúdo do plano a partir das situações encontradas no trabalho com as famílias. Entre os pontos considerados estão as demandas e vulnerabilidades identificadas no atendimento direto à população.
O PMPI terá como referência o Marco Legal da Primeira Infância, que reúne diretrizes para as políticas públicas destinadas a esse período. O documento também vai considerar a atuação da assistência social nas áreas de proteção, acompanhamento familiar e atendimento domiciliar.
Com a definição das prioridades, o município terá uma referência para organizar as ações destinadas à primeira infância e acompanhar o que precisa ser desenvolvido ao longo dos próximos anos.





