back to top
InícioEVENTOSPuxada do Mastro de São Sebastião acontece em Olivença com shows de...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Puxada do Mastro de São Sebastião acontece em Olivença com shows de Allan Diniz e Sinho Ferrary

Prefeitura de Ilhéus e comunidade de Olivença abrem festejos da Puxada do Mastro de São Sebastião

Tradição secular que une cultura e religiosidade. A Puxada do Mastro de São Sebastião, realizada em Olivença, integra o calendário turístico de Ilhéus e representa um dos mais importantes eventos do município. Na sexta-feira (12), o prefeito Mário e o vice-prefeito Bebeto Galvão participaram da abertura oficial do tríduo em homenagem ao mártir e padroeiro da catedral diocesana, com hasteamento de bandeiras, acendimento do fogo e ritual indígena.

A programação se estende até o domingo (14), com desfile, apresentações culturais, missas, rituais e shows comandados por artistas e bandas locais. Para Mário Alexandre, além de manter viva a tradição do povo Tupinambá de Olivença, a festa impulsiona o turismo na cidade, visto que atrai centenas de visitantes durante os três dias.

“Uma festa que leva Olivença para todo o Brasil e o mundo, importante para a nossa cultura e religiosidade. Todos estão convidados para prestigiar esse evento familiar, com muita alegria e diversão. A Prefeitura sempre dando apoio em uma época na qual Ilhéus está completamente lotada. Desde dezembro a rede hoteleira está com 100% de ocupação, tudo isso é possível graças ao trabalho de reconstrução e melhoria da infraestrutura da cidade”, disse o gestor.

Realizada pela Prefeitura e pela Associação dos Machadeiros de Olivença (AMAO), a Puxada reaviva os sentimentos de identidade e de pertencimento do ilheense. “Com apoio dos comerciantes locais e da Prefeitura, a festa acontece no segundo domingo do mês de janeiro. A Puxada possui vários símbolos que trazem a ancestralidade do nosso povo e a Associação dos Machadeiros luta pela salvaguarda desta festa”, destacou Adriana Souza, presidente da AMAO.

Veja Também  Cresce a campanha de Wanessa Gedeon para pré-candidatura à Prefeitura de Ilhéus

Para garantir a tranquilidade do evento, as equipes das secretarias de Serviços Urbanos, Saúde, Turismo, Cultura, Sutram e efetivo da Guarda Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar da Bahia atuam para reforçar as ações, que abrangem limpeza e coleta de lixo na localidade, serviços de saúde, fiscalização do trânsito, segurança e policiamento ostensivo.

Programação

  • 13/01: Feirinha Criativa, Procissão, Missa, Apresentações Culturais e Shows de Allan Diniz e Sinho Ferrary
  • 14/01: Puxada do Mastro de São Sebastião e shows de Axé Beach e Batuke Bom

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS