Um dos principais desafios do prefeito eleito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), será a implementação de políticas públicas para a infância e juventude no município. Na próxima terça-feira, 12 de novembro, será realizada uma reunião de suma importância na unidade do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em Ilhéus, com a presença do futuro prefeito e da vice-prefeita eleita Wanessa Gedeon (Partido Novo).

A reunião será coordenada pela promotora de Justiça Maria Amélia Sampaio Góes e discutirá questões fundamentais como o acolhimento institucional, a rede de proteção e o Projeto Jovem Social, todos essenciais para garantir o desenvolvimento seguro e saudável das crianças e adolescentes de Ilhéus.

Além da infância e juventude, a educação será outro grande desafio da gestão de Valderico Junior. O prefeito eleito se comprometeu a assegurar os 200 dias letivos para os alunos da rede municipal de ensino, atendendo a uma das principais reivindicações da comunidade escolar. Além disso, a ampliação do número de vagas em creches é uma promessa que reflete a necessidade de atender a uma demanda crescente da população. O projeto de construir três creches no bairro Teotônio Vilela, o mais populoso da cidade, visa dar maior acesso à educação infantil e aliviar o déficit existente.

Outro ponto crucial da administração de Valderico Junior será a inclusão de alunos com necessidades especiais. Atualmente, as escolas municipais enfrentam dificuldades para garantir o direito à educação de crianças com transtornos do espectro autista e outras condições excepcionais. A falta de recursos humanos especializados e de infraestrutura adequadas são desafios que exigem soluções urgentes para assegurar a educação inclusiva para todos os alunos de Ilhéus.
