Nesta segunda-feira, 6 de janeiro, a vereadora Enilda Mendonça (PT) protocolou quatro ofícios solicitando informações essenciais sobre o pagamento dos editais da Lei Complementar Paulo Gustavo. A parlamentar está cobrando a Secretaria Municipal de Cultura, a Secretaria Municipal da Fazenda e Orçamento, a Casa Civil e o Conselho Municipal de Cultura sobre a liberação dos recursos destinados ao fomento de projetos culturais.
A vereadora Enilda Mendonça destacou a relevância dos pagamentos dos projetos culturais para o desenvolvimento das atividades artísticas em Ilhéus. Ela também questionou o impacto do Decreto 023/2025, assinado pelo prefeito Valderico Júnior, que suspende os pagamentos de despesas de 2024 e anos anteriores, afetando diretamente 127 projetos culturais que já cumpriram todos os requisitos legais, mas ainda não receberam os recursos, que somam mais de R$ 1 milhão.
A falta de pagamentos prejudica o andamento de projetos que têm grande potencial de fortalecer a cultura local. A vereadora enfatizou que a liberação dos recursos é crucial para a valorização da cultura e para garantir que os artistas de Ilhéus possam continuar com suas atividades. O pedido de esclarecimentos visa garantir transparência e agilidade nas ações do município.
Manda essa vgb Emília Mendonça Petralha arrumar uma trouxa de roupas bem sujas pra lavar, só não estarão mais imundas do q os crimes da facção criminosa da qual ela faz parte, quer pagar cultura com dinheiro roubando como sempre da Educação Publica, da Saúde, da Segurança com dinheiro do POVO q é só o q a facção dela sabe fazer, então ela vá rodar bolsinha dela pra conseguir, mas no caso dela vai ficar difícil, pq com essa cara amarrotada de maracujá podre, velha, acabada, nem no asilo ninguém quer.
Boa! Excelentíssima Vereadora, Poderosa! Jogue duro! Enilda! C9nto com v9cê, o Vereador Tanfique e outros que sabem o que ê cultura, sobretudo capital cultural! Segunfo M8chel Fo7cault, 9nde há poder, há resistência! Banh9 de fultura nesse almotadinha!