Uma das cidades mais antigas do Brasil, Ilhéus completa 490 anos de história nesta sexta-feira (28) e dá início à contagem regressiva rumo aos 500 anos de existência. Dentro desse processo de preparação, o poder público, os diversos segmentos da sociedade e a população discutem a revisão do Plano Diretor Participativo de Ilhéus (PDPI). A ferramenta é fundamental para organizar e orientar o desenvolvimento do município nos próximos 10 anos.
Com ações coordenadas pelo Grupo MYR, o trabalho encontra-se na etapa de prognóstico, que demanda a participação ativa da população através do envio de sugestões/ideias em diversos eixos de abordagem. Acesse a plataforma com os documentos e informações. Clique aqui.
O PDPI vai nortear a cidade no que se refere às principais mudanças em temas como habitação, mobilidade e áreas verdes, além de cultura, turismo, infraestrutura e saneamento básico. Seguindo o estabelecido pelo Estatuto da Cidade, o Plano Diretor deve ser revisto pelo menos a cada 10 anos. Em Ilhéus, o documento está defasado, uma vez que não passa por revisão desde a sua implantação, em 2006.
Para a revisão do Plano Diretor foram realizadas audiências públicas e reuniões de forma descentralizada, com vistas a agregar o maior número possível de representação e participação social no processo. A próxima etapa envolve a elaboração de uma proposta de ordenamento territorial, seguida pela elaboração do Plano Diretor propriamente dito. Ao final do processo, um Projeto de Lei será encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação e encaminhamentos.
Sua participação é essencial para construir o futuro de Ilhéus, que caminha rumo aos 500 anos de muita história, tradição e cultura.
Obrigado por se envolver!