Hoje, 29 de outubro, às 14 horas, tem início o curso “Jornalismo e Inovação” na Universidade Estadual Santa Cruz (Uesc). Esta iniciativa, direcionada aos profissionais de comunicação do Sul da Bahia, oferece uma carga horária de 120 horas, focando nas novas tecnologias que estão transformando a profissão, especialmente no uso da Inteligência Artificial. O curso faz parte do Programa de Qualificação Jornalista do Futuro, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba).
A proposta inovadora do curso visa qualificar jornalistas para os desafios contemporâneos, com uma programação que se estende ao longo de 2024, oferecendo sete turmas em diversas cidades baianas, incluindo Ilhéus, Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras e Teixeira de Freitas. No sul da Bahia, o curso será coordenado pelo jornalista Jonildo Glória, assessor de comunicação da Uesc, com apoio dos jornalistas Daniel Thame e Valério Magalhães, dirigentes regionais do Sindicato. Essa ação é financiada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) do Governo do Estado, através do programa Qualifica Bahia, e será realizada em parceria com a Escola Baiana de Comunicação.
A oportunidade de desfrutar deste curso é imperdível para quem deseja se atualizar e inovar no campo do jornalismo. O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, também enfatiza a importância dessa formação para a valorização da profissão na região e estará presente na aula inaugural do curso.