back to top
InícioPREFEITURA DE ILHÉUSJaneiro Roxo: Prefeitura de Ilhéus reforça ações e orienta sobre combate e...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Janeiro Roxo: Prefeitura de Ilhéus reforça ações e orienta sobre combate e tratamento da Hanseníase

A Hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Com o objetivo de realizar ações preventivas e prestar assistência aos casos da doença, a Prefeitura de Ilhéus busca informar a população sobre os meios de prevenção e tratamento, na busca de mudar as estatísticas e reduzir o número de vítimas na cidade.

A Secretaria da Saúde (Sesau), em parceria com a Rede Hans Bahia, promove um trabalho pontual para reforçar a importância do diagnóstico precoce e evitar a ocorrência de sequelas graves. Dedicada ao combate à Hanseníase, a campanha Janeiro Roxo realiza promoção de ações para ampliar o conhecimento acerca da doença.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Hanseníase, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (DCCI/SVS/ MS), o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países com maior número de casos no mundo, seguido da Indonésia. A Hanseníase caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.

Espelho Meu

Iniciativa do serviço de referência em Tuberculose e Hanseníase do CAE III, em parceria com a Rede Hans Bahia, o projeto consiste em uma ação contínua que pretende cobrir todo o território municipal. Mensalmente são realizadas ações de conscientização e capacitação das equipes de Estratégia Saúde da Família, desde os agentes comunitários de saúde até o serviço especializado.

Veja Também  Iniciada mais uma turma no Projeto Jovem Social em Ilhéus

A ação realiza ainda busca ativa por casos suspeitos nos bairros. Uma vez encontrados, os casos passam por triagem realizada pela equipe especializada. Se o diagnóstico for positivo, a pessoa é encaminhada ao serviço de referência no município para início imediato do tratamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS