O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Administração Hospitalar (IBDAH) vem a público esclarecer que não existe qualquer movimento de paralisação no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, Bahia.
Um vídeo que circula nas redes sociais, alegando o contrário, é falso e não condiz com a realidade da unidade.
Esclarecemos que: Na segunda-feira, dia 11 de março de 2024, o HRCC realizou 56 atendimentos ambulatoriais e 80 na emergência. Ainda, foram realizadas 9 cirurgias de ortopedia, sendo 3 de urgência e 6 eletivas; 12 cirurgias geral, sendo 7 de urgência e 5 eletivas; 2 cirurgias cardíacas (marca-passo), as duas de urgência. Total de 23 procedimentos cirúrgicos realizados.
Nesta terça-feira, dia 12 de março de 2024, a unidade hospitalar amanheceu com 73 pacientes na emergência, o que representa 178,04% da capacidade, sendo 60 internados e 13 em observação.
Funcionamento normal: O hospital segue funcionando em sua plena capacidade, com todos os serviços e atendimentos funcionando normalmente.
Compromisso com a população: O IBDAH está comprometido com o atendimento de qualidade à população de Ilhéus e região.
Assim, convidamos o autor do vídeo, juntamente com o Ministério Público de Ilhéus a visitar a unidade para verificar in loco o funcionamento do hospital e o trabalho que vem sendo realizado.
Apartidarismo: O IBDAH é uma instituição apartidária e não se envolve em questões políticas. Nosso foco é o atendimento à saúde da população.
Repudiamos a informação falsa que circula nas redes sociais e reforçamos nosso compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.
Ilhéus, 12 de março de 2024.
Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Administração Hospitalar (IBDAH)
Diretoria do HRCC
Em virtude de Fake News, Hospital Regional Costa do Cacau ESCLARECE PROTOCOLO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
A Direção do Hospital Regional Costa do Cacau informa que a PRIORIDADE da equipe do HRCC sempre será o restabelecimento da saúde de todos os pacientes que chegam à Unidade de Saúde e que utiliza um protocolo de Classificação de Risco – Protocolo de Manchester – para priorização dos atendimentos, onde a gravidade do paciente é avaliada no momento que chega ao hospital.
Os pacientes são atendidos por profissionais médicos e enfermeiros que realizam esta classificação.
A paciente citada em uma reportagem de um site local foi classificada como verde, ou seja, não grave, de acordo com a Classificação de Risco.
Importante informar que, uma vez ingressando em nossa emergência, os pacientes são atendidos obedecendo a ordem de prioridade (risco) e leitos disponíveis.
Na oportunidade, a direção do HRCC informa ainda que é unidade de alta complexidade, sendo o setor da Emergência destinado a pacientes graves e que vem enfrentando dificuldades de superlotação, com atraso no atendimento dos pacientes não graves.
Nós do Hospital Regional Costa do Cacau, reafirmamos nosso compromisso com todos os pacientes onde nossa missão sempre será o atendimento, seguindo as normas estabelecidas.
Atenciosamente,
Direção Hospital Regional Costa do Cacau
Ilhéus, 11 de março de 2024.
Marcelo Silveira | 39 anos | Administrador de Empresas com ênfase em Sistema de Informação . Desenvolvedor de Ilhéus.com.br | Itabuna.com.br
Criador do Sistema de Indexação de Conteúdo do PROJETO ILHÉUS 500 ANOS
E-Mail: marcelo@ilheus.com.br