back to top
InícioCULTURADescubra o Encanto de Ilhéus: História, Fazendas de Cacau e Praias Exuberantes
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Descubra o Encanto de Ilhéus: História, Fazendas de Cacau e Praias Exuberantes

Ilhéus, situada no sul da Bahia, volta às telas com o remake de “Renascer”, estreando recentemente na TV Globo. A cidade, anteriormente capital do cacau no Brasil, embora não figure como protagonista no turismo regional, apresenta um roteiro atrativo para aqueles interessados na fusão de história e natureza.

A trama, centrada no coronel de cacau José Inocêncio e adaptada por Bruno Luperi, neto do autor Benedito Ruy Barbosa, tem vínculos significativos com Ilhéus. Jorge Amado, nascido em Itabuna mas fortemente ligado à cidade, inspirou-se em Ilhéus para criar obras fundamentais, como “Cacau” e “Gabriela, cravo e canela”. O centro histórico da cidade é permeado por referências ao escritor baiano.

Explorar Ilhéus não estaria completo sem visitar fazendas de cacau, onde é possível entender o processo histórico, desde a ascensão econômica até a queda causada pela praga da vassoura de bruxa. Novas técnicas de produção, resultando em chocolate premium, também são destacadas. Além disso, a região oferece belas praias, complementando a experiência turística.

O Centro Histórico de Ilhéus, fundado em 1534, exibe construções predominantes do final do século XIX e início do XX, período em que o cacau se tornou a principal atividade econômica. A arquitetura da Catedral de São Sebastião, o Palácio Paranaguá transformado em Museu da Capitania de Ilhéus, o Teatro Municipal e o Palacete Misael Tavares são paradas obrigatórias.

Jorge Amado é homenageado na Praça Dom Eduardo, onde uma estátua em bronze o retrata diante do Bar Vesúvio, destacado em “Gabriela, cravo e canela”. O Bataclan, mencionado na história da cafetina Maria Machadão, foi convertido em restaurante temático. A Casa de Cultura Jorge Amado, antigo endereço da família do autor, guarda um acervo histórico relevante.

Veja Também  Assista agora: Marcelo Barreto no Ilhéus POD + sobre Segurança Pública de Ilhéus

As fazendas produtoras de cacau na região, como Yrerê, Capela Velha e Primavera, oferecem visitas, permitindo conhecer o processo de beneficiamento da amêndoa. A Estrada do Chocolate, roteiro temático que se estende por municípios vizinhos, complementa essa experiência.

Ilhéus também se destaca pelas praias divididas em três grupos: Norte, Centro e Sul. As Praias do Sul, em especial a Praia dos Milionários, são as mais procuradas pelos visitantes. As Praias do Centro são urbanizadas, propícias para caminhadas e esportes náuticos, enquanto as Praias do Norte oferecem um ambiente mais selvagem e tranquilo.

Fora do litoral, a Lagoa Encantada, a 34 quilômetros do centro da cidade, é uma área de preservação ambiental cercada por Mata Atlântica, proporcionando atividades como natação, passeios de barco, trilhas na mata e gastronomia local. Apesar da distância e estrada de terra, é um pequeno paraíso para os que buscam uma experiência única.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS