InícioILHÉUSPrefeitura de Ilhéus finaliza levantamento aéreo das principais áreas de risco do...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Prefeitura de Ilhéus finaliza levantamento aéreo das principais áreas de risco do município

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Entrar no Grupo do Whatsapp - 73 9 9868-0000

O projeto teve início em maio de 2023, com etapas de campo, processamento e entregas finalizadas em novembro do mesmo ano

Após as intensas chuvas registradas em abril de 2023, entre outros eventos anteriores, que tiveram como consequência grandes ocorrências de deslizamento de terra e alagamentos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) iniciou o mapeamento aéreo das maiores áreas de risco de Ilhéus. Conforme a pasta, foram mapeadas 30 grandes áreas da cidade, utilizando-se Aeronave Remotamente Pilotada, por empresa de consultoria com equipe técnica especializada.

Durante a campanha de campo, realizada entre os meses de maio e outubro de 2023, foram mapeados, com drone multirrotor, totalizando 781,7 hectares de terra. As áreas apresentam alta densidade urbana e são compostas em sua maior parte, de relevo acidentado, altos e morros. A estratégia visa fornecer informações precisas e apoiar a gestão pública com aquisição de produtos de alta qualidade.

O trabalho foi executado sob a supervisão da Gerência Municipal de Defesa Civil e ocorreu de forma integrada com os responsáveis pela utilização do espaço aéreo: a empresa NAV Brasil, responsável pela administração dos serviços de navegação aérea no Aeroporto de Ilhéus, além da aprovação de segurança do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo da Força Aérea Brasileira (III CINDACTA – FAB).

“O caráter de emergência da operação foi prontamente entendido e atendido pelo CINDACTA III, na pessoa do 3º Sargento Rodrigues. Esse trabalho de cooperação e a liberação dos voos junto à Defesa Civil e ao Controle de Tráfego Aéreo de Ilhéus foram fundamentais para que obtivéssemos uma resposta eficaz”, explicou Camilla Torres, gerente da Defesa Civil do município.

Veja Também  Denúncias de Tarifas Excessivas e Danos em Veículos pela Empresa de Guincho em Ilhéus Levantam Preocupações

Entre os produtos gerados e entregues à Defesa Civil, estão: 77 cartas imagem, 77 cartas hipsométricas, 3D e curvas de nível de todas as áreas contempladas, cuja proposta é dimensionar os danos causados pelo desastre e identificar os setores de risco e informações como quantidade de residências, acessos aos altos e infraestrutura próxima, além de informações métricas para anteprojetos de engenharia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS