back to top
InícioILHÉUSNesta terça-feira, dia 9, acontece o descerramentoda placa da Avenida Vereador Ruy...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nesta terça-feira, dia 9, acontece o descerramentoda placa da Avenida Vereador Ruy Carvalho

Falecido há dois anos, o médico Ruy Carlos Carvalho Santos (1950-2021) será mais uma vez lembrado por amigos e familiares. Nesta terça-feira, 9 de janeiro de 2024, data em que completaria 74 anos, às 16 horas, será realizado o ato de descerramento da placa que denomina a Avenida Vereador Ruy Carvalho, localizada na zona sul da cidade de Ilhéus.

A Avenida Vereador Ruy Carvalho compreende o trecho iniciado à direita da Rodovia BA-001, a partir do posto de combustíveis até a esquina da hamburgueria Manero, onde ocorrerá o ato em homenagem póstuma a Dr. Ruy, personalidade médica e política de destaque da recente história de Ilhéus.

A denominação da Avenida Vereador Ruy Carvalho, localizada no Bairro São Francisco, se deu por meio de iniciativa da vereadora Enilda Mendonça (PT), com assessoria do memorialista José Nazal, cujo projeto foi aprovado por unanimidade pelo plenário do Poder Legislativo.

A Lei 4.164 foi sancionada pelo prefeito Mário Alexandre em 9 de junho de 2022. O código postal do logradouro é 45.655-098.

O ato de descerramento da placa, reivindicado por familiares e amigos, concretiza a homenagem a Dr. Ruy Carvalho e conta com o apoio da vereadora Enilda Mendonça e dos prepostos da Superintendência de Trânsito do Município (Sutram). “Esta é uma homenagem merecida e justa. Ruy escreveu seu nome na história de Ilhéus”, afirma o ativista Gerson Marques.

História – Ruy Carlos Carvalho Santos faleceu em 28 de dezembro de 2021, após internação no Hospital São José por complicações de saúde advindas de uma forte gripe. Formado em Medicina e especialista em pneumologia, Ruy exerceu o cargo de secretário municipal de Saúde no primeiro mandato do prefeito Jabes Ribeiro (1983-1988), tendo iniciado uma trajetória como homem público comprometido com a democratização e expansão da saúde pública e com o desenvolvimento regional.

Veja Também  100% de ocupação em hotéis e 69 voos confirmados durante Carnaval em Ilhéus

Em 1988, foi eleito vereador pelo PSB. Em 1992, foi candidato a prefeito de Ilhéus também pelo PSB, tendo como vice Nelson Simões (PT). Foi candidato a prefeito de Ilhéus em 2004 e em 2008, pelo PT, partido pelo qual também foi candidato a deputado estadual, em 2006. Além disso, foi diretor geral do extinto Hospital Regional Luiz Viana Filho, entre 2005 e 2008, onde atualmente funciona o Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio. De perfil democrático e ideais socialistas, o ex-vereador sempre atuou como militante político combativo, intransigente na defesa da saúde, da educação e cultura e da justiça social. Após a aposentadoria, dedicou-se à Medicina do Trabalho. Era casado com a ex-auditora federal do Trabalho, Elísia França. Rui deixou cinco filhos (Rafael, Joana, Luiza, Gabriel e Mateus) e quatro netos (Laura, Davi, Miguel e Henry – que ele não conheceu). Por sua vez, a filha Luiza encontra-se grávida de uma menina.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS