Em um recente vídeo divulgado em suas redes sociais, o vereador Dr. Tandick Resende (União Brasil) fez duras críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT), a atual gestão da cidade de Ilhéus e a pré-candidata à prefeitura, Adélia Pinheiro (PT). O vereador destacou dados do IBGE que colocam a Bahia como o estado com o maior número de analfabetos do país, e atribuiu parte da responsabilidade a Pinheiro, que atuou na Secretária de Educação do Estado da Bahia.
Tandick disse que “O presente que recebemos essa semana, foi a notícia do IBGE, de que a Bahia é o estado com o maior número de analfabetos do país. 1,4 milhões de pessoas que não sabem ler e nem escrever.” O vereador argumentou que “esse cenário caótico da educação da Bahia tem participação ativa da pré-candidata à prefeita de Ilhéus, a senhora Adélia Pinheiro.”
Ele também criticou a gestão de Pinheiro na secretaria de Educação: “Ao deixar a Secretaria da Educação do Estado para vir ser candidata aqui em Ilhéus, a secretária saiu sem melhorar os índices educacionais, publicou a portaria de aprovação em massa criticada pela grande maioria dos professores, sem resolver a disparidade entre professores indígenas e não indígenas.”
Questionando as intenções de Pinheiro, ele disse: “O verdadeiro terror é querer ser prefeita de Ilhéus. ‘Virando a chave’ A chave pra onde? pra lua? Nosso povo não merece isso.”