InícioCULTURAExplorando o mundo do cacau em Ilhéus
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Explorando o mundo do cacau em Ilhéus

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Entrar no Grupo do Whatsapp - 73 9 9868-0000

Descubra o encanto das fazendas de cacau em Ilhéus e mergulhe na deliciosa jornada do cultivo ao chocolate, revelada no remake de “Renascer”.

Ilhéus e Suas Fazendas de Cacau em Destaque no Remake da Novela Renascer

A cidade de Ilhéus, na Bahia, famosa como a “terra do cacau” nas obras de Jorge Amado, ganha destaque nas telas com o aguardado remake da novela “Renascer”, da Globo, cujas filmagens incluíram cenas na região. A presença marcante do fruto na paisagem e cultura locais transforma Ilhéus em um destino turístico além das praias e referências literárias.

Ambulantes ao longo das estradas oferecem cacau, evidenciando a relevância do fruto na região. Restaurantes e hotéis incorporam o cacau em bebidas e decorações, ampliando a experiência gastronômica local.

A aposta atual da cidade na cultura cacaueira como atração turística leva os visitantes a explorar fazendas que não apenas cultivam, mas também beneficiam o cacau, proporcionando uma imersão completa no processo, desde o plantio até a transformação em chocolate.

A Fazenda Dengo Origem, pertencente à marca de chocolates Dengo, abriu suas portas para visitação no ano passado, situando-se a cerca de 40 km do centro de Ilhéus. O passeio, ao custo de R$ 160 para adultos, oferece uma narrativa histórica seguida pela observação do beneficiamento do cacau, incluindo a degustação do mel extraído da polpa. O ponto alto é a exploração da plantação em um arranjo chamado cabruca, culminando em uma degustação de chocolates.

Veja Também  Ilhéus em Cores: Transformando a Cidade em Arte

Para quem busca uma experiência mais intimista, a Fazenda Yrerê, próxima à cidade, proporciona um ambiente familiar e acolhedor, com cachorros como companhia. A visita, que custa R$ 30 e não tem custos para menores de 12 anos, inclui um passeio pela área de cabruca, seguido por uma conversa na varanda da casa, acompanhada pela degustação de chocolates.

A Fazenda Capela Velha, a pouco mais de 40 km de Ilhéus, oferece um tour detalhado pelo beneficiamento das amêndoas de cacau, desde a fermentação até a secagem. Com uma fábrica visível por trás de paredes de vidro, os turistas podem acompanhar todo o processo de produção, encerrando o passeio com uma degustação na loja da fazenda, onde é possível adquirir produtos derivados do cacau.

A Fazenda Vila Rosa, localizada em Itacaré, a cerca de 100 km de Ilhéus, destaca-se por incluir a visitação a um casarão histórico construído em 1930. Além do tour pela cabruca, os visitantes conhecem os processos que transformam o cacau em chocolate, com uma experiência única na fábrica de chocolates.

Ilhéus celebra a importância do cacau e do chocolate com o Chocolat Festival, evento anual desde 2009. O acesso à cidade é facilitado pelo aeroporto Jorge Amado, recebendo voos diários de São Paulo, Belo Horizonte e Salvador.

Fonte: folha.uol.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS